Vim para essa Vida com o compromisso de espalhar a Consciência da PNL pelo Mundo
Olhar humano, de um generoso azul cristalino que trespassa a alma. É assim o olhar daquela a quem Robert Dilts chama da “mãe da PNL”, no Brasil. Encontramo-nos pessoalmente, pela primeira vez, na University California SC quando frequentámos a nossa certificação em Success Factor Modeling III – Conscious Leadership and Resilience. Deborah Epelman é simultaneamente carinhosa e assertiva e é considerada uma das Master-Trainers de PNL, de topo, da NLP University.
Acarinhada por muitos dos co-autores mundiais da PNL, Deborah é psicóloga licenciada pela OSEC (atual UNISA). Estuda e trabalha com comportamento e desenvolvimento humano há mais de 30 anos. Fundou a PAHC – Sociedade Brasileira de Programação em Autoconhecimento e Comunicação e desde há mais de 20 anos que certifica profissionais neste sector, ao nível organizacional e escolar.
De sorriso fácil, a autora do livro “Mude Sua Vida com PNL”, coordenadora dos livros “Ferramentas da PNL” – livro comemorativo dos 25 Anos da PAHC, escrito por si em co-autoria com 25 ex-alunos; “PNL & Coaching” e “PNL para Professores”, é ainda co-autora do livro “PNL nas Organizações” e “Ser Mais com PNL”.
É palestrante internacional, sendo presença assídua no Congresso Latino-Americano de PNL. Membro das Comunidades: GTC – Global NLP Training and Consulting Community, NLP World Health Community; NLP Leadership Project Community; NLP Millennium Project World Community e NLP Community.
Foi a primeira Trainer certificada no mundo, a facilitar o seminário “The Money Clinic™”, que prossegue desde 2000. É certificada nos três níveis de Success Factor Modeling (SFM™). NLPU Authorized Copyright User e NLPU Affiliate Practitioner e Master-Practitioner Certification. Já formou mais de 80 turmas de Practitioner, 50 turmas de Master-Practitioner e 10 turmas de Trainers Training, em diversos Estados brasileiros.
Na minha memória fica registado pela eternidade, o seu terno abraço, apoio, carinho e companhia, na noite em que recebi o NLP Awards. Jantamos na mesma mesa, lado-a-lado com Judith DeLozier, Judith Lowe, Nick Le Force, entre outras pessoas tão bonitas e especiais da PNL. Sou uma privilegiada. Ter duas mães (ao vivo e a cores) inspiradoras, a apoiarem-me nesta noite mágica, é ter, definitivamente, todo um Universo a conspirar a favor.
Deborah, qual é a tua Visão?
A minha visão é de um mundo Amoroso, onde os Seres Humanos finalmente viverão Sendo Luz, que é o que Somos, onde haja respeito, harmonia, gratidão e amizade entre as pessoas, e dessa forma, Viveremos com Saúde, em Paz e Fraternidade no Planeta!
“Viver em fraternidade e ter a maravilhosa sensação de Ser em conjunto com Todos os Seres.”
Qual é a tua intenção?
A minha intenção é Viver nesse Planeta da minha Visão. Poder, de verdade, viver em fraternidade e ter a maravilhosa sensação de Ser em conjunto com Todos os Seres, tudo que venho “fazendo com minha Vida” é com essa Intenção.
“Vim para essa Vida com o compromisso de espalhar a Consciência da PNL pelo Mundo!!”
Ainda me lembro do dia em que o Robert Dilts te apresentou como “a sua irmã brasileira e a mãe da PNL no Brasil”. Como te sentes ao assumires essa responsabilidade e como tem sido o teu percurso até aos dias de hoje?
Para mim é meio estranho chamarem-me de “ícone” ou “mãe da PNL” do Brasil, pois em toda a minha Vida o que faço é trabalhar com o que me apaixona, a PNL, dando o melhor de mim e colocando o máximo de Presença e Amor em cada passo que vou dando… apesar de, é claro, gostar muito do reconhecimento que esses nomes me trazem!!
Eu conheci a PNL em 1984, um ano depois de me formar em Psicologia e nesse primeiro curso básico já me apaixonei por todas as respostas que estava recebendo e que não havia recebido em cinco anos de faculdade. O primeiro Practitioner no Brasil foi em 1986 e por questões financeiras, só fiz o meu em 1989, quando comecei a atender individualmente. Fiz o Master Practitioner também em 1989 e, em 1990 fundei o Instituto PAHC – Programação em Autoconhecimento e Comunicação para facilitar cursos e workshops básicos. Finalmente em 1993 consegui viajar até Santa Cruz (University California SC) e fazer o meu Trainer’s Training na NLP University, com Robert Dilts e Todd Epstein. A Judith DeLozier estava em Bali nesse ano, só a conheci em 1997, quando participei no Projeto de Liderança. Desde então, venho formando pessoas. Já tenho “bisnetos” no mercado = os filhos são as pessoas que se formaram comigo, que abriram os seus Institutos e formaram alunos, que são os netos, que por sua vez, abriram os seus Institutos e estão formando pessoas, meus bisnetos!! Isso faz com que eu entenda por que me chamam “mãe da PNL” 🙂
Depois de conhecer o Dilts, a Judith, o Todd, o Grinder, a Suzi, o Tim, o Gilligan e muitos outros, a minha ligação com o Campo foi ficando ainda mais forte pela relação íntima que fui descobrindo com os criadores da coisa toda!! Já fui à NLPU oito vezes, tenho acompanhado a Evolução da Metodologia de perto e considero isso um grande Presente e Privilégio. Para mim, eu já vim para essa Vida com o compromisso de espalhar a Consciência da PNL pelo Mundo!!
“Quanto mais Integridade a pessoa tiver, mais saudável o seu corpo ficará!”
Qual ou quais as tuas áreas queridas, neste campo?
As minhas áreas mais queridas no Campo da PNL Sistémica são as de Saúde e Presença, pois para mim a PNL Sistémica é uma ferramenta para a Evolução Humana! Quanto mais Integridade a pessoa tiver, mais saudável o seu corpo ficará!
“Se todos usassem a PNL em si mesmos e compartilhassem o que aprenderam com a mesma nomenclatura, nosso Campo já estaria muito mais ‘fertilizado’.”
Como vês a evolução da PNL no Brasil e no mundo?
Na minha opinião o que tem de mais urgente para acontecer em nosso Campo é pararmos totalmente de nos sentir “concorrentes” para formarmos, finalmente uma Associação Internacional que nos leve a ter mais credibilidade. Pelo menos, aqui no Brasil, cada um quer mudar uma palavra para dizer que “fez” diferença. Penso que se todos usassem a PNL em si mesmos e compartilhassem o que aprenderam com a mesma nomenclatura, nosso Campo já estaria muito mais ‘fertilizado’…
Deborah é definitivamente, uma alma generosa, a quem chamamos luz e que guardamos dentro. Daquelas pessoas inspiração, que sabemos serem a diferença que faz a diferença. Obrigada por tanto.