Tudo a postos para o NLP Leadership Summit de 2020
Imagina uma comunidade mundial, de Programação Neurolinguística (PNL), que se reúne de dois em dois anos, cujos líderes de há 40, elegem e sponsorizam uma nova geração de líderes, em igual valor, responsabilidade, consciência, congruência, autenticidade e em conjunto, discutem o que querem ver acontecer neste campo profissional, ah acontece ao longo de três dias e chama-se NLP Leadership Summit.
Este movimento começou a ser debatido em 2012, na NLP International Conference, já que é o lugar de excelência de reunião destes líderes. Na altura, a maioria concluiu que existia uma visão comum acerca dos standards, qualidade, credibilidade e profissionalismo, ética da PNL. Assim, em 2014 aconteceu, em Espanha (Alicante), a primeira reunião, com representantes de 23 países e de 14 associações internacionais de PNL.
O primeiro evento teve como intenção responder à questão:
“O que querem afinal, criar os líderes e Master Trainers da PNL, profissionais no campo, há mais de quinze anos?”
Quem pode participar no NLP Leadership Summit?
Todos os membros deste grupo, que são profissionais da PNL, há mais de 15 anos, cerca de 75, em todo o mundo. O número está a aumentar. Depois, cada um destes membros pode eleger e sponsorizar, enquanto mentor, um único “young NLP Leader”. Ou seja, um profissional da PNL, com menos anos de experiência e ao qual o líder mais velho reconhece as qualidades e competências para seguir o seu legado. E é assim que se está a preparar a próxima geração global, de líderes da Programação Neurolinguística. Com responsabilidade, consciência, ética e rigor. Estes “young leaders” só podem participar mediante o convite e a presença, in loco, do mentor e depois de aprovados por um conselho de líderes. O facto de participarem num NLP Leadership Summit, não garante a sua entrada para membro deste evento.
Tive o privilégio e a alegria de ter sido convidada por Robert Dilts, enquanto meu mentor e sponsor, para participar no NLP Leadership Summit de 2018 e volto agora, nas mesmas circunstâncias, com imensa curiosidade para descobrir o que vamos todos co-criar desta vez.
NLP Leadership Summit nos músculos dos líderes
Nestes três dias, linhas distintas da PNL, convivem e contribuem, juntas, em comunidade, revelando que há esperança, que podemos todos crescer, ainda que pensemos e (às vezes) ajamos diferente. Afinal, só existe uma PNL! E sim, há momentos de tensão, emoções inflamadas, desafios, adversidades e é maravilhoso contemplar e perceber que os verdadeiros líderes praticam o que ensinam, que os pressupostos da PNL estão vivos, em cada um. A tal diferença que faz a diferença.
Deste grupo fazem parte membros co-criadores da PNL como por exemplo, Frank Pucelik, assim como developers e autores, alguns deles, desde o primeiro momento.
De cada NLP Leadership Summit, nasce ainda um livro, para o qual são convidados a contribuir todos os participantes nos colóquios. Podes fazer o download gratuito da edição de 2018, na qual escrevo um capítulo dedicado à Parentalidade com PNL & Generativa e ao seu impacto em tantas famílias e comunidades.
Perguntaram-me há dias se já estava a pensar no NLP Leadership Summit de 2022? Não, não estou. Ainda agora chegamos ao de 2020. Como em tudo o que faço na vida, procuro viver no presente (ainda que seja desafiante) e movo-me por paixão. Enquanto sentir borboletas no estômago e o coração a palpitar, enquanto sentir que intenções e valores são comuns, assim como aquilo que queremos ver no mundo, estou presente, sempre que me faça sentido (e neste caso em particular, se for convidada), senão, parto tranquilamente, é porque já contribuí com o que tinha para oferecer. E sigo caminho, em permanente conexão íntima com a minha essência e a fonte da criação e vida.