Transforma o teu vocabulário e estás a transformar a tua vida
Começa nas palavras que utilizamos, é por isso que o convite é: transforma o teu vocabulário e estás a transformar a tua vida. Sim!
No meu livro “Mães do Mundo” – A PNL ao serviço da educação com ética, falo-te dela. Se queres resultados, comunica de forma clara, sem margem para dúvidas. A linguagem conduz os teus pensamentos para direcções específicas e ajuda-te a criar a tua realidade, potencializando ou limitando as tuas oportunidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para te comunicares melhor.
Há dias, entrevistei em Roma, Bruce Lipton e Gregg Braden. Como (também) abordamos a Parentalidade com PNL & Generativa e o trabalho que ambos estão a desenvolver, no campo da ciência e da espiritualidade, que integra o desenvolvimento da minha proposta parental, Bruce lembrou que “70% dos programas instalados na infância, retiram o poder pessoal! O poder da auto-cura, o poder de controlar a vida e as suas experiências. Perdemos essa capacidade porque nos instalam programas negativos e como eu disse, reafirmo, 70% dos programas são negativos!”, garante. E começa como? Nas palavras que utilizamos. Elas têm energia, vibração e um poder infinito.
Linguagem positiva, sempre!
Se tiveres sempre presente que a linguagem produz emoções, em ti e no outro, então, não tens como não a usar a teu favor!
Transforma o teu vocabulário e estás a metamorfosear as tuas emoções!
Que tipo de palavras usar?
Todas as que te impulsionarem em direcção ao estado desejado! Podes usar todas as palavras que te façam sentir bem e evitar as que te provoquem sensações desagradáveis.
Transforma o teu vocabulário e estás a transformar a tua vida, as tuas experiências
Algumas expressões e palavras a evitar:
Cuidado com o «não»
A palavra «não» é uma abstracção, não diz nada, é vazia. É por isso que o cérebro se vai fixar no que vem depois do «não».
Ou seja, para ele saber no que não deve pensar, ele tem de pensar nisso primeiro. O uso de uma linguagem negativa provoca o comportamento que se quer evitar. Complicado? Experimenta:
«Não penses num elefante amarelo com bolinhas azuis?»
Pensaste em quê? Pois, o cérebro leva sempre a melhor, a menos que, mudes a tua linguagem.
Cuidado com o «mas»
Voltarei a ele mais à frente. Para já retém que sempre que usares esta palavra estás a anular tudo o que disseste anteriormente. Por exemplo: «Foste muito esforçado, mas…», substitui o «mas» por «e».
Cuidado com o «tentar»
A frase que contém «tentar» pressupõe sempre uma possibilidade de falhar. Por exemplo: «Vou tentar acordar amanhã às 8h00». Nesse caso, tens uma grande hipótese de não ir, pois apenas vais «tentar».
Cuidado com o «devo», «tenho de», «preciso»
A frase que contém alguma dessas palavras pressupõe sempre que a tua vida é controlada por algo externo. Em vez delas usa: «quero», «decido», «vou».
Cuidado com o «não posso» e «não consigo»
A frase que contém essas palavras, passa uma ideia de incapacidade pessoal.
A linguagem é uma das chaves de mudança da tua mente, do teu corpo e dos teus resultados. E é também por isso está tão presente na minha vida pessoal e profissional.
Boa! (Re) Começa agora!
*artigo actualizado em Setembro de 2019
Comentários
Felicidades. Excelente artículo, Rita tu sabe mi situación con el padre de mi hijo, y cada vez lo soporto menos , ya siento odio, y me da coraje conmigo misma porque no tomo una decisión y mi vida está pasando al lado de un hombre que no amo y esto de alguna manera perjudica a Oliver .