Success Factor Modeling na Parentalidade Generativa e Educação
Perguntam-me muitas vezes quais são os factores de sucesso na parentalidade, na educação… Aliada à minha curiosidade pessoal, essa terá sido uma das principais causas que me levou a estudar e a integrar, em 2017, o modelo do Success Factor Modeling (SFM) na Parentalidade com PNL & Generativa (Parentalidade Generativa), que aplico sobretudo, nas sessões de consultoria para identificarmos os pontos que são a diferença que faz a diferença quando sentimos alinhamento na família, escola, organização. Este é um modelo absolutamente sistémico, onde todos os envolvidos directa e indirectamente no tema, são tidos em consideração. Por exemplo, se a questão parece ser um filho, investigamos também o pai, a mãe, irmão (quando existem), avós, todas as pessoas com quem aquela criança se relaciona. Assim como, o(s) meio(s) ambiente que a envolve (às vezes tão diferentes entre si), entre outros elementos.
Se já segues, ou praticas a Parentalidade Generativa, sabes que não acredito em fórmulas universais, nem em metodologias. Acredito sim, naquelas que fazem sentido a cada família, em cada momento e contexto. Além de que, se hoje funcionam, amanhã pode ser que seja necessário introduzir ajustes, adaptações ou outro formato, totalmente novo, para então, agir. Sempre tendo por base as intenções, pois claro. Com recurso à curiosidade (sem julgamento), à criatividade e à flexibilidade.
Success Factor Modeling na Educação, um farol que te conecta ao essencial
Num mundo que insiste em pautar-se pela velocidade estonteante de novidades, ideias, pensamentos, informação em geral, sinto ser importante focar no que de verdade importa. A aplicação do Success Factor Modeling na Parentalidade Generativa permite-nos trazer essa atenção para o sítio certo, afastando-nos do excesso de ruído, da mesma distracção que conduz à confusão e à desconexão. Por outras palavras, centra-nos e conecta-nos com o essencial na criação da família que queremos criar, tendo em consideração todo o ecossistema.
Partilho contigo esta breve conversa que tive com o co-criador do Success Factor Modeling (SFM), Robert Dilts. Conversamos em Roma, depois da apresentação dos primeiros resultados de um estudo mundial da aplicação do SFM na saúde, coordenado por uma querida amiga e colega, Emanuela Mazza.
Preparamo-nos agora, para avançar com um estudo mundial, precisamente acerca da aplicação do SFM no campo da Educação. Queremos muito contar com a tua participação. Voltamos em breve, com mais novidades. Até lá, agradecemos a tua presença, carinho,