Dicas de Judith DeLozier para educar com Programação Neurolinguística (PNL)
Judith DeLozier, aquela que é considerada a mãe da Programação Neurolinguística (PNL) garante que é possível educar apenas quando praticamos o que ensinamos, ou seja, quando colocamos nos músculos e no coração a PNL. Com uma energia e bom humor contagiantes, é assim que Judith se apresenta ao mundo. Respira uma humildade ímpar e lembra que está na hora de passar a pasta à nova geração da PNL que “tem tanto ou mais para dar que eu”, garante.
“Não ensinem às crianças o que pensar, mas como pensar e se elas aprenderem como pensar, estarão então, em condições de aprender qualquer outra coisa.”
Judith DeLozier
Conhecemo-nos, pessoalmente, na Universidade da Califórnia Santa Cruz (UCSC), na NLP University, em 2016. Desde então, todos os anos nos encontramos, seja em contexto de formação, palestras, ou apenas para conversarmos. Em Maio de 2019, tivemos a alegria de termos recebido, na mesma noite um NLP Award. A Judith na categoria Lifetime Contribution e eu, na categoria Education. Judith é, além de minha amiga, minha mentora e uma guia na Parentalidade com PNL & Generativa.
Chega pontualmente aos compromissos e apresenta-se a cada pessoa conhecida ou não, com dois beijinhos. A inspiradora mãe e avó, bailarina e antropóloga, não pratica meditações tradicionais, “a minha energia não permite”, diz com uma gargalhada. Prefere fazer caminhadas diárias, enquanto passeia os seus cães e diz que “num passo estou aqui, dois passos estou ausente e volto em seguida com mais um passo ao agora”. Não é vegetariana, come de tudo, com moderação, ingere muitos líquidos ao longo do dia, sobretudo água. Quanto à metáfora que a define, não tem dúvidas: “sou como um tornado!” Com imensa energia à sua volta e uma paz imensa no centro.
“As crianças são muito cinestésicas, não aprendem a ouvir, mas sim, a fazer. Nenhuma criança ficaria para trás nos objetivos programáticos se tivéssemos melhores estratégias para lidar com todos os sistemas de representação.”
Quando lhe pergunto como vê a PNL aplicada à educação, Judith é incisiva na resposta: “Penso que a PNL já devia estar mais presente na educação. Há até algumas faculdades a ensiná-la como curso universitário, como as universidades da cidade do México e a de Xangai. A PNL está a entrar na educação e no ensino enquanto objecto de estudo, mas é também uma óptima ferramenta para alavancar o próprio sistema de ensino, e é por isso que eu gostava de a ver mais presente na educação”, diz.
Quanto a educar as nossas crianças, a equação é simples:
“Não ensinem às crianças o que pensar, mas como pensar e se elas aprenderem como pensar, estão então em condições de aprender qualquer outra coisa.”
Judith DeLozier
Judith nutre um carinho imenso por todas as mães. “Amo a Mãe que te trouxe ao mundo e amo a sua Mãe que a trouxe ao mundo e a todos os batimentos cardíacos que são necessários para percorrer todo o caminho de volta lá para trás até à grande Mãe que nos alimenta: a Pachamama”. “Esta é a minha mensagem. Eu amo-vos Mães, qualquer que seja o significado desta palavra!”, assume.
E é precisamente às mães que lança uma pergunta desafiadora: “Que legado é que eu quero deixar quando partir?”.
Judith lembra que “pensar no que é que eu estou a ensinar, o que é que eu estou a transmitir, pensar no tipo de modelo que sou, no tipo de modelo que gostaria de ser”, auxilia-nos a parar e a reflectir, a identificarmos onde podemos ser melhores e como podemos contribuir para um ambiente saudável ao nosso redor. Sempre sem julgamento, fazendo todos o melhor que podemos e que sabemos, a cada momento.”
Em Agosto de 2019, na UCSC, durante o Master Training de PNL, tivemos a oportunidade de voltar a conversar sobre este tema e a importância de uma vida com significado, num sistema onde e para o qual, todos contribuem.
Judith, coloca a mão no coração e diz, “se não podemos curar com a nossa presença, não seremos capazes de o fazer com as nossas palavras”. Concordo, em grau, género e número.
E tu, como queres que os teus filhos, netos e bisnetos te recordem?…