A sabedoria e coerência do coração na parentalidade e na vida
Quando me perguntam como faço para ter certezas costumo responder que confio na sabedoria e na coerência do coração, seja na parentalidade, seja no que for na vida!
Há décadas que a Programação Neurolinguística (PNL) nos mostra que a coerência cardíaca, o alinhamento, a harmonia entre cérebro cardíaco e cognitivo são essenciais para a vivência da nossa autenticidade e totalidade. Ainda assim, só mais recentemente – há precisamente 20 anos – é que a ciência conseguiu comprovar. E como na Parentalidade com PNL & Generativa (Generative Parenting ®) trazemos as comprovações da ciência para a nossa querida PNL, decidi fazer formação (uma tornou-me facilitadora HeartMath, outra Practitioner em Trauma & Resiliência) no HeartMath Institute, um dos maiores centros de pesquisa no mundo, neste tema. Reunimos mensalmente e as descobertas sucedem-se. Por isso, vou continuar a escrever artigos sobre a sabedoria e inteligência do nosso coração, para que possamos todos, conscientemente, escolher agir a partir deste centro.
Onde quer que vá, vá com todo o seu coração.
Confúcio
E isto não é um clichê!
Sobre o coração – a reter antes de prosseguirmos:
- É o primeiro órgão a formar-se no corpo humano;
- Começa a bater no feto antes do cérebro cognitivo estar formado;
- Tem um sistema nervoso autónomo, independente e complexo, conhecido como o cérebro cardíaco;
- Comanda e alinha inúmeros sistemas no corpo e não só, para que funcionem em harmonia entre si;
- Está em permanente comunicação com o cérebro cognitivo co-criando uma comunicação bidirecional;
- Sente, aprende e tem memória, percebendo a informação em primeiro lugar e transmitindo a mesma ao cérebro, através da intuição.
O coração envia mais informação ao cérebro cognitivo do que a que recebe
Não é apenas o cérebro cognitivo que envia informação ao coração. O contrário também, e ainda mais! O coração produz hormonas, libertadas no cérebro que afectam directamente o nosso estado emocional, forma de pensar e, em última análise, quem somos a cada momento.
O coração é um cérebro
O coração é inteligente, possui um sistema nervoso independente e super desenvolvido. Em 1991, o neurocardiologista – John Andrew Armour, da Universidade de Montreal, descobriu que o coração tem um complexo sistema intrínseco formado por uma rede de mais de 40 mil neurónios, neurotransmissores, proteínas e células de apoio, consagrando-o de cérebro!
A neurocardiologia comprova assim, que o coração é um cérebro, com inteligência: sente, aprende e tem memória. Sempre que nos permitimos sentir o nosso coração ele começa a enviar sinais claros ao cérebro cognitivo, geramos coerência que por sua vez se manifesta em auto-regulação, ordem, activação e expansão do cérebro lógico, criando clareza mental, intuição validada, abertura, serenidade e sabedoria! Fazemos melhores escolhas! A nossa percepção muda!
E é também no coração que emerge o amor, no centro do nosso eu autêntico. É lá que se geram as emoções regenerativas, valores da PG: compaixão, cuidado, bondade, gratidão…
Coração: o maior gerador biomagnético do corpo humano
O campo eletromagnético do coração é o mais potente de todos os órgãos do corpo. 5 mil vezes mais intenso que o do cérebro e produzindo entre 40 a 60 vezes mais bioeletricidade que este. É por isso que quando sentimos medo, stress, frustração ou raiva, entramos em CRASH State por outro lado, quando experimentamos emoções regenerativas, como a gratidão, a compaixão ou o perdão, o coração vibra ordenadamente e emerge o estado coerente, é quando alcançamos o COACH STATE.
Este campo eletromagnético que nasce da actividade elétrica cardíaca envolve o nosso corpo, com impacto directo até 4 metros de distância, mensuráveis através de magnetocardiogramas, permitindo a todos os que nos rodeiam receber e sentir a informação energética contida no nosso coração, incluindo as nossas próprias emoções. Por isso, influenciamo-nos mutuamente, neurobiologicamente.
E podemos dizer o que quisermos com as nossas palavras que o que os nossos filhos sentem (e todos os demais que nos rodeiam) é sempre a energia vibracional e essa, não mente! Nem vale a pena dizer que são as crianças, o outro… que nos desafia. Perguntemos antes o que se passa, com curiosidade e generosidade, ao coração.
Coerência cardíaca, a chave da harmonia
A coerência acontece quando os sistemas nervoso, cardiovascular, endócrino e imunitário, trabalham em cooperação, com eficácia, alinhados e em harmonia, sintonizados com o ritmo do coração – coerência cardíaca.
Quanto maior a coerência, menor o stress exprienciado. Quando vivenciamos coerência, o nosso corpo físico e psíquico, emite o que Doc Chilre, fundador e investigador do HeartMath (que também foi meu trainer) diz ser uma sinfonia sob a batuta do coração.
A ansiedade, a zanga e a frustração geram um ritmo cardíaco incoerente. Já o apreço, a gratidão, o amor e a calma, produzem um ritmo cardíaco coerente.
Antes de terminar, quero dizer que no próximo artigo vou partilhar uma técnica breve para criarmos coerência cardíaca e agora: quatro sugestões das dezenas de leituras que gosto particularmente, sobre a sabedoria e coerência do coração:
- Neurocardiology – Anatomical and Functional Principles, Andrew Armour, M.D., Ph.D.
- The Coherent Heart: Heart-Brain Interactions, Psychophysiological Coherence, and the Emergence of System-Wide Order, Dr. Rollin McCraty
- Coração, uma história, Sandeep Jauhar
- Heart Intelligence: Connecting with the Intuitive Guidance of the Heart, Doc Childre, Howard Martin, Deborah Rozman, Rollin McCratty
De 🧡 para 🧡
Rita
Comentários
Olá, Rita!
Tenho acompanhado a sua página no instagram e estou a adorar!
É uma área que me interessa muito, despertada pelo nascimento do meu filho.
Gostava de saber se já há agenda de formações para 2022?
Obrigada!
Ana Leite
Viva, Ana!
Agradeço a generosidade das palavras e fico muito feliz por perceber que a maternidade despertou esta preciosa curiosidade. Estamos quase a iniciar a certificação PNL Practitioner em Parentalidade Generativa. A única edição de 2022. Para mais informações pode espreitar na página Conscious Lab ou enviar e-mail para: info@ritaaleluia.com
Desejo um 2022 recheado de muito amor. De coração, Rita.