Rita Aleluia reconhecida com o NLP Award pelo seu contributo na Educação
Estávamos as duas (eu e a Judith DeLozier) agarradas a rir, com os olhos rasos de água de emoção e felicidade, como duas miúdas de escola. Até que, aproxima-se um homem de voz firme, mas terna e nos observa nos olhos, e à vez, de dedo em riste diz: “Esse prémio é teu! Reconhece-te!”. E pronto, as lágrimas escorreram pelo rosto, num misto de alegria e a certeza de que o homem, Stephen Gilligan, está absolutamente certo.
Um ANLP Award não cai do céu
Ninguém vence um NLP Award por um golpe de magia, ou só porque sim, ou por ter um sorriso bonito. Este é um prémio responsável, cuja atribuição distingue o contributo consciente individual e colectivo, dentro do campo da PNL, com critérios de avaliação rigorosos.
Quando fui nomeada, partilhei contigo o significado que teve e agora posso acrescentar algo mais. Prémios e recompensas ficam fora do que acredito dever constar no dicionário da vida. Só que, acredito em reconhecimento. E este prémio é precisamente isso. Reconhecer que eu, Rita Aleluia, sou uma profissional da PNL, que está a contribuir para criar um mundo inclusivo, através da Parentalidade com PNL & Generativa, uma via alternativa num urgente novo paradigma de educação.
O que vais ler agora, é o alinhamento entre visão, missão, papel e ambição
O trabalho que comecei, lentamente, a desenvolver em 2011, tem com um impacto positivo enorme, em famílias e escolas de vários países. Este NLP Award é sobre direitos humanos! É o reconhecer que todos somos diferentes e temos igual valor. Que é pelas diferenças que crescemos e que a inclusão é o caminho. É o reconhecer que as nossas crianças podem (re)situar-nos, para nos dirigirem para o essencial das nossas existências, para o que é invisível aos olhos e determinante para que o mundo avance. Reconhecer que o amor incondicional é o berço da humanidade, que a autenticidade e a congruência são madrinhas. É o reconhecer que as meninas e os meninos, os homens e as mulheres, são diferentes biologicamente, mas iguais em emoções, desejos, necessidades, opiniões. Que somos todos parte de algo maior, que somos todos um, que somos todos responsáveis. É reconhecer a conexão e deixar partir em paz o mito da perfeição. É também, o reconhecer, pela primeira vez, mundialmente, que Portugal tem algo a dizer e a contribuir na Programação NeuroLinguística.
Continuo a criar a Parentalidade com PNL & Generativa, com visão, muito amor, presença, sentido de missão e faço-o em comunidade. Uma criação que deu um incrível salto qualitativo nos últimos três meses, fruto de muitos ajustes, investigação e experiências, no terreno. Fruto de cair e levantar. De muita resiliência. De abraçar o medo e evocar a coragem. De confiar e avançar, mesmo quando o mundo diz “estás louca”. De levar paz à mulher furacão que existe escondida em mim. De deixar brilhar a luz que é única. Tudo o que se faz com o coração, se alinha de dentro para fora, do céu para a Terra, de ti para o próximo. E essa é a única equação que conheço e quero ver acontecer no mundo, a do amor. Por isso, sim, o 2019 NLP Award na categoria de Educação é meu e eu mereço.
Obrigada às minhas filhas, as minhas meninas gurus, que me ensinam o que é amar incondicionalmente, ao meu marido, companheiro cúmplice de todas as horas, aos meus pais, aos meus mentores, a ti, que confias neste trabalho, que aceitas fazer diferente e criar um mundo melhor. Sem a tua confiança e fé, nada disto era possível. Obrigada ao José Figueira com quem comecei a caminhar na PNL, à NLP U, onde aprendi uma PNL sistémica e generativa, ao Robert e ao Stephen pelo contributo com o Coaching Generativo. Obrigada à ANLP por ter a coragem de reconhecer mérito aos profissionais de todo o mundo e em muito contribuir para honrar esta nobre profissão. Obrigada à vida por me permitir viver os meus sonhos e ser disso exemplo. Confia, está sempre tudo certo, está sempre tudo bem.
Com amor e gratidão,
Rita