Quero fazer um curso de PNL, mas onde e com quem?
Continuo a receber pedidos de informação relativamente a cursos de Programação Neurolinguística (PNL) à venda no mercado português e normalmente a pergunta é: “onde e com quem” fazer o curso verdadeiramente certificado?
Há tempos escrevi um artigo acerca de como escolher o curso PNL Practitioner de Programação Neurolinguística Como escolher o Practitioner de Programação Neurolinguística (PNL) certo, hoje acrescento informação de valor, transversal a todas as certificações neste campo e começo por (re)lembrar que a PNL ainda é uma profissão não regulamentada.
Enquanto embaixadora para Portugal da ANLP, a organização independente de membros, que oferece aos Profissionais de PNL uma estrutura de padrões através da qual existem regulação, honrando o Código de Ética, Procedimentos de Reclamações e Critérios de Filiação, é também meu dever informar que existem várias organizações credíveis, certificadoras de PNL através das quais os trainers de PNL podem certificar. Estes órgãos de certificação frequentemente atuam também como associações às quais os praticantes podem pertencer, dependendo de quem os certificou.
Por exemplo, na ANLP, organizações certificadoras e trainers, constam do perfil de membro, ao qual qualquer pessoa pode aceder e verificar o curriculum do formador ou entidade em questão, assim como quais são as associações às quais pertence profissionalmente (além da ANLP) e quem reconhece os seus cursos e certificações.
Como saber se o profissional é quem diz ser?
Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar um site, contas em redes sociais, investir em campanhas de marketing massivo, em promoções apelativas e até criar qualificações falsas (demoraria vários artigos se partilhasse convosco a quantidade de associações inexistentes, cursos enganosos… que me chegam às mãos). Por isso, ao procurar uma entidade, um profissional para fazer formação é sempre possível investigar e verificar se este é mesmo quem diz ser e se as certificações são efectivamente oficiais. Sobretudo nos dias que correm, em que o online tomou conta da vida de tantas pessoas.
O que pesquisar num profissional de PNL?
Seja para trabalhar individualmente ou frequentar um curso ou certificação, ao procurar um profissional de PNL podemos começar por verificar as qualificações e certificações que este menciona ter:
- O trainer obteve as suas qualificações e certificações com uma organização certificadora de PNL, oficial, respeitada e de renome?
- A qual organização ou associação profissional o trainer pertence?
- Quais são as garantias profissionais que essa organização/ associação oferece?
- Alguns profissionais de PNL trabalham em áreas específicas como a terapia, por exemplo, então, qual é a acreditação externa adicional?
Qualquer trainer, membro de uma entidade profissional e que certifique, tem que constar publicamente da lista de membros dessa mesma organização/ associação. Se não encontramos o profissional no banco de dados, devemos fazer verificações adicionais entrando em contacto directo com a organização/ associação em questão.
Na ANLP, todos os membros têm as suas qualificações verificadas antes de serem promovidos no site. Além disso, a ANLP tem em sua posse a cópia dos certificados de PNL, de todos os membros.
Isto garante que é um trainer de excelência?
Não! Até porque “trainer de excelência” para uns, não o é para outros… já sabemos. Este não é um mapa para a perfeição, até porque essa tem normalmente, na sua origem, a fuga à rejeição, à humilhação… estas informações têm como intenção conduzir-nos à inteireza, com base numa experiência ética e profissional da realidade na PNL.
Assim, o que isto garante é que estamos perante um profissional de PNL e em caso das coisas não correrem como suposto durante a certificação, há uma entidade reguladora à qual podemos recorrer e que iniciará as devidas diligências para averiguar os procedimentos e os comportamentos do trainer em questão, de acordo com os códigos de ética e profissionalismo que o devem reger.
O Talking Circle of Associations (TCA)
O Talking Circle of Associations (TCA) é um colaborativo, dinâmico e gerador, formado por quatro associações internacionais de PNL consideradas no campo como as mais bem-sucedidas do mundo. As principais intenções do TCA são:
- Elevar ainda mais os padrões, a prática e a oferta de cursos e serviços profissionais em PNL em todo o mundo;
- Continuar a trabalhar para aumentar a credibilidade da PNL demonstrando e apoiando as suas melhores práticas;
- Aumentar a conscientização sobre os benefícios positivos da PNL também através da investigação das evidências das narrativas que apoiam a eficácia da PNL na prática.
Associações de PNL que compõem o TCA
ANLP, IANLP, IN-Institutes e INLPTA.
Outras associações oficiais de renome que também certificam PNL
American Board of NLP, International Trainers Academy, Society of NLP.
Este é o artigo que também eu gostaria de ter lido antes de começar a estudar PNL (e comigo a escolha do curso até correu bem à primeira). Só quando estamos devidamente informados podemos fazer escolhas conscientes, alinhadas com as nossas intenções e com o que queremos ver no mundo. Mesmo quando o tema é: onde fazer e com quem um curso de PNL.
Logo, se for o caso, que o façamos como deve ser: com consciência!