Quer fazer um curso de PNL? Então, saiba tudo o que a PNL não é!
Sou frequentemente questionada por pessoas que têm interesse em descobrir mais ou fazer um curso de Programação Neurolinguística (PNL), acerca do que é a PNL e há tantas interpretações possíveis, que começo a optar por descodificar antes, o que é que a PNL não é seguramente! Já escrevi anteriormente neste artigo a posição de dois dos três co-criadores da PNL e co-developers, acerca deste tema.
O facto da PNL ter nascido da modelagem de terapeutas de excelência como Fritz Perls, Virginia Satir e Milton Erickson, por exemplo, ainda induz algumas pessoas a pensar que a PNL é uma forma de terapia. Só que não! E este é um dos temas tantas vezes abordado nas reuniões de trainers de PNL no NLP Leadership Summit e na ANLP, The International Association for NLP, da qual sou embaixadora para Portugal.
Para que fique absolutamente claro, a PNL não é:
Psicoterapia
Psicologia
Psicanálise
Aconselhamento
Hipnoterapia
Terapia Clínica
Coaching
Ciência
Pseudociência (como diz erradamente a Wikipedia)!
No Reino Unido, existe a Psicoterapia Neurolinguística (NLPt), que é diferente da PNL e os terapeutas que se especializam nesta abordagem são registados na NLPtCA – um organismo que credencia, do Council for Psychotherapy (UKCP). Um terapeuta de PNL tem que ter, no mínimo, quatro anos de prática clínica supervisionada.
Portanto, a menos que um profissional de PNL tenha qualificações especificas, em qualquer um dos campos mencionados anteriormente e experiência na área, não é um terapeuta. E estar consciente desta informação é mesmo muito importante na hora de definir intenções e escolher onde fazer um curso de PNL, um trainer de PNL ou uma sessão de coaching ou consultoria com PNL. Já diz o ditado, “a César o que é de César!”