O presente que pode ser uma fórmula mágica para uma vida consciente
Estamos a viver a quadra de Natal e quero oferecer-te um presente, sinónimo de fórmula mágica para uma vida consciente, que nos foi oferecido por uma grande Mulher, musa inspiradora do meu trabalho, a mãe da Terapia Familiar (TF), Virginia Satir.
Satir é exemplo de afecto, de mudança, de relação. De amor incondicional e aconchego. De conexão connosco e com o próximo. De uma auto-estima saudável, de compaixão. É inspiração para uma vida consciente.
Queres ver como se traduz num presente – em oito dicas – que pode ser uma fórmula mágica para a tua vida?!
De mãos dadas com outro grande nome, que está também na origem da Programação NeuroLinguística (PNL) – Gregory Bateson – fundaram o Instituto de Pesquisa Mental (MRI), em Palo Alto (Silicon Valley) desenvolvendo o modelo sistémico.
Uma fórmula mágica para uma vida consciente
Começo por te falar de amor. Amor incondicional. Amor sem julgamentos, sem expectativas. Aquele que Virginia Satir, tão bem resume;
“Quero poder amar-te sem me segurar, apreciar-te sem te julgar, encontrar-te sem te sufocar, convidar-te sem insistência, deixar-te sem culpa, criticar-te sem te censurar, ajudar-te sem te diminuir. Se quiseres conceder-me o mesmo, então realmente poderemos unir-nos e ajudar-nos a crescer mutuamente”
Outro legado poderoso é a declaração de auto-estima escrita por Satir.
Lembra-te que é a tua autenticidade que te torna único! Permite que emerja e ilumine todos os seres que se cruzan contigo. Somos todos diferentes, com um propósito único.
“No mundo inteiro não há ninguém exatamente como eu, embora haja pessoas que tenham partes que se parecem comigo. Portanto, tudo que sai de mim é autenticamente meu, porque só eu o escolhi”
E sabemos também que não controlamos o que a Vida escolhe oferecer-nos. Que tudo o que acontece é para nós. Para que possamos crescer. São presentes, dádivas sagradas, ainda que às vezes, tenhamos dificuldade em entender. É aqui que entra em acção um dos grandes ensinamentos de Satir, a atitude perante o que acontece;
“A vida não é o que se supõe que deveria ser. É o que é. A maneira de lidar com ela é o que faz a diferença”
Só que, quando a auto-estima não é saudável, tendemos a crer que o que dizem sobre nós é verdade e nos define. Podemos mergulhar numa confusão profunda entre opiniões, e conselhos que nem sequer pedirmos e que falam apenas da história pessoal, crenças e mapas do outro. Mais uma vez, Satir oferece-nos um presente consagrado;
“Não devemos permitir que as percepções limitadas de outras pessoas nos definam”
Quando foi a última vez que abraçaste genuinamente alguém e foste abraçado?
Numa vida consciente, gestos de amor incondicional e carinho, surgem também em forma de abraço. São nutrientes essenciais para o nosso sistema imunitário social. Agora que é Natal, podes experimentar a fórmula proposta pela mãe da TF;
“Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos mantermos. Precisamos de 12 abraços por dia para crescermos…“
A PNL diz-nos que temos sempre razão! Como? Se acreditamos que podemos, podemos mesmo! Se acreditamos que não podemos, também estamos certos! As crenças são profecias auto-realizáveis. Por isso, Satir diz-nos;
“Podemos aprender algo novo toda vez que acreditamos que podemos”
Na sequência deste ‘mandamento’, emerge o que nos fala da mudança consciente, aquela que acontece desde o teu interior e não para agradar a terceiros. A mudança pela qual és o único responsável, no teu tempo, no teu ritmo.
“Ninguém pode convencer o outro a mudar. Cada um de nós guarda uma porta da mudança que só pode ser aberta a partir de dentro“
E claro, num processo de mudança surgem naturalmente obstáculos e desafios. Chama-se a isso Vida! O Coaching Generativo lembra-nos que é no obstáculo que reside a tua maior força, é lá que habita a solução;
“Considera todas as dificuldades como oportunidades para criar algo novo, aprendendo e crescendo a partir da forma criativa como respondes”
Ao abrires cada um destes oito presentes, que funcionam como uma fórmula mágica, além de cuidares de ti, vais apronfundar o teu auto-conhecimento. Vais viver uma Vida consciente. E vais ver como o ripple effect vai ser espantoso!
Desejo-te um Santo e Feliz Natal!