PNL a epistemologia que revela como constróis a realidade
Perguntam-me frequentemente, o que é a Programação Neurolinguística e sempre que respondo que a PNL é (não só, mas também) uma epistemologia que revela como construímos a nossa realidade, é muito interessante observar que há um sobrolho que se levanta, uma cabeça que se inclina, uma testa que enruga… É até provável que já tenhas ouvido ou lido que a realidade não existe, certo? Vamos por partes.
O que é a epistemologia
A epistemologia é um ramo da filosofia que estuda os limites do conhecimento humano: Como sabemos o que sabemos. No caso específico da PNL, ela ocupa-se do como fazemos o que fazemos. Ou seja, é uma epistemologia do comportamento humano. Um modelo de como é que nós, seres humanos, representamos o mundo e interagimos connosco mesmos e com os demais. E não, a PNL não é ciência e não é psicologia!
A epistemologia na Programação Neurolinguística
A epistemologia da PNL é muito simples: Aquilo a que chamamos realidade, são na verdade, uma série de experiências, amplamente transformadas neurologicamente. Ou seja, não vivemos de acordo com a realidade, mas sim, com a nossa representação interna da realidade.
O mapa não é o território
Pressuposto da PNL
O Mestre Linji (Rinzai), do budismo Zen do século IX, usava uma metáfora para ilustrar a forma como pensamentos. Linji dizia que os nossos pensamentos são apenas vestuário, não são o centro. Serão sempre e apenas “roupa”. Se partirmos do pressuposto que a roupa que alguém veste é o seu verdadeiro eu, então, seremos sempre um especialista em vestuário. E como é que fazemos isso?
Captamos e processamos informação do mundo exterior, através dos cinco sentidos – visão, audição, tacto, olfacto e paladar. Inicialmente, recolhemos apenas a informação que está ao alcance da perceção visual: longitudes de onda entre 400 e 700 nanómetros, auditiva: ondas entre 20 e 20 mil ciclos por segundos… Depois de processarmos essa informação, nas diferentes estruturas neurológicas situadas entre os nossos órgãos dos sentidos e o córtex cerebral, operam-se os processos de transformação, que nem a mais avançada ciência consegue ainda explicar. Finalmente, esta informação é integrada e reconstruída no córtex, dando lugar ao que em PNL chamamos de Primeiro Acesso. De seguida, toda esta informação passa por outro conjunto de filtros, dos quais fazem parte a linguagem, as nossas memórias, crenças, metaprogramas… E é assim que a nossa experiência ganha sentido. É o que em PNL chamamos Mapa Linguístico ou Mapa Mundo. E é por isso que não sabemos com precisão, o que nos chegou, nem como processamos a informação, não conhecemos a realidade que está fora de nós.
Se pararmos um pouco e reflectirmos, somos capazes de encontrar, rapidamente, dezenas de exemplos. Já investigaste para saber como fazes para acreditar que o amor é um valor importante? Que a dignidade é essencial? E como é que os vives? Por aproximação ao prazer, por afastamento à dor? Como fazes para acreditar que não és suficiente, que não mereces, que algo está certo ou errado? Como fazes para ver além disso?
Na certificação internacional da NLP University Californa, PNL Practitioner em Parentalidade Generativa, trazemos à consciência todo este processo inconsciente, que tende a comandar as nossas vidas. É assim que assumimos responsabilidade pessoal, que aprendemos a comunicar connosco e com os demais, que passamos a viver em autenticidade e congruência, alinhados com o que queremos ver no mundo e com algo maior, tornando-nos disso exemplo. É assim que criamos a nossa realidade consciente e generativa.
Até se tornar consciente, o inconsciente vai governar a tua vida e vais chamá-lo de destino.
Carl Yung
A consciência é o grande agente de mudança!
Se sentires que queres, que chegou a hora do teu despertar, tens uma comunidade generativa, global, à tua espera, para caminharmos juntos na construção de um novo e consciente paradigma, para um admirável mundo novo. Se tiveres dúvidas acerca de onde fazer um curso de PNL e de quais são os cursos oficiais de certificação em PNL, espreita os artigos que escrevi sobre os dois temas. Dois artigos que gostaria de ter lido antes de me iniciar no mundo do desenvolvimento pessoal.
Com confiança e amor,
Rita