PNL e Educação: 15 pressupostos chave!
A proposta da Parentalidade com PNL & Generativa é também ela sponsorizada pelo exemplo e inspiração incrível de mulheres que colocaram os seus dons ao serviço da humanidade, fizeram e fazem história diariamente. Mulheres cujas ações tiveram uma influência e impacto positivo, quebrando dogmas e alterando paradigmas, sobretudo na Parentalidade e Educação, nas famílias e organizações. Que venceram com o seu foco, perseverança, flexibilidade e amor. Entre elas:
Virgínia Satir – psicoterapeuta, trainer, palestrante e autora norte-americana, conhecida como a mãe da terapia sistémica familiar e um dos exemplos de excelência que a PNL modelou;
Judith DeLozier – conhecida como a mãe da PNL, é co-criadora da mesma, trainer, palestrante e autora norte-americana. Galardoada com o 2019 NLP Award – Lifetime Contribution, viaja pelo mundo partilhando a PNL consciente. Tenho a bênção de ter a ter como minha amiga e mentora;
Maria Montessori – A primeira mulher italiana médica psiquiatra, especialista em educação com ética, criadora da pedagogia com o seu próprio nome, autora e palestrante que acreditou e defendeu sempre o inesgotável potencial de crianças com necessidades educativas especiais e depois, de todas as restantes. Maria Montessori, garante que, os 15 princípios que se seguem, defendidos também pela Parentalidade com PNL, são fundamentais no desenvolvimento de todas as crianças. Afinal, “a primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixá-la livre para se desenvolver.”
1. Tem sempre presente que a criança aprende com o que está ao seu redor. És o seu melhor modelo.
2. Se perdes tempo a criticar o teu filho, a primeira coisa que ele aprenderá é a julgar.
3. Por outro lado, se o reconheces regularmente, ele vai aprender a valorizar.
4. O que acontece se mostrares a tua hostilidade a uma criança? Ela vai aprender a brigar.
5. Se for ridicularizada com frequência, a criança vai tornar-se uma pessoa tímida.
6. Ajuda o teu filho a crescer sentindo-se seguro em todos os momentos, e ele aprenderá a confiar.
7. Se tu menosprezas o teu filho frequentemente, um sentimento muito negativo de culpa irá crescer dentro dele.
8. Faz com que o teu filho sinta que as ideias e opiniões dele são sempre valorizadas. Assim, ele vai desenvolver a auto-estima.
9. Se a criança vive numa atmosfera onde se sente cuidada, integrada, amada e importante, aprenderá a encontrar o amor no mundo.
10. Nunca fales mal do teu filho, nem quando ele está por perto, nem quando está ausente.
11. Concentra-te no facto de que o teu filho está a crescer e a desenvolver-se da melhor forma possível. Valoriza sempre o lado bom da criança, para que nunca haja espaço para o mal.
12. Ouve sempre o teu filho e responde quando ele se aproximar de ti com uma pergunta ou um comentário.
13. Respeita o teu filho, mesmo que ele tenha cometido um erro. Apoia-o e corrige-o, agora ou talvez um pouco mais tarde, mas fá-lo.
14. Tens que estar disposto a ajudar o teu filho se ele estiver à procura de algo, mas também deves estar disposto a deixá-lo encontrar o caminho sozinho.
15. Quando falares com o teu filho, fá-lo sempre da melhor maneira. Oferece-lhe o melhor que há em ti.
Convido-te assim, a explorares e a praticares estes 15 pressupostos da Parentalidade com PNL & Generativa (PNL e Educação), com amor incondicional, presença, paciência e flexibilidade. Confia, vai correr bem!
Se ficaste com vontade de mergulhar mais fundo neste infinito oceano de possibilidades, junta-te a nós na segunda (a primeira já está esgotada) certificação internacional Practitioner de PNL em Parentalidade e Educação Generativa.
Um abraço, com carinho.
* texto revisto a 12 de Julho de 2019
Comentários
Lindo e inspirador! Desejo que leves a tua missão ao mundo inteiro! <3