PNL e Educação
Criar no Mundo famílias em harmonia, conectas, autênticas, com espaço para que todos possam ser quem realmente são (na sua essência), é a menina dos olhos de ouro da PNL e Educação. E é daí que nasce a Parentalidade com PNL & Generativa.
Dito isto, já se antevê que a PNL e Educação é o berço para tudo na vida! Tão poderosa!
A diferença que faz a diferença quando comparamos a PNL e Educação com outras abordagens?
Gostava de ter uma resposta linear, só que, como em tudo nesta Vida, não há. Até porque não conheço (nem ninguém, na verdade) as infinitas abordagens educativas que existem no mundo. Há sim famílias, organizações, escolas, universidades… que encontram nas práticas da PNL e Educação, as ‘fórmulas’ que criam as condições para alcançarem o sucesso (nos inúmeros significados que escolheres atribuir-lhe), com ecologia, ética e tranquilidade, naquilo a que se propõe. E não há uma só fórmula, cada família desenha a sua estratégia, essa é a grande beleza da PNL.
Depois, como já conversamos, a PNL e Educação, oferece ferramentas que, se não transformares em práticas, não te servem, nem aos que te rodeiam. É por isso que a conjugo com o Coaching Generativo. Para que se opere realmente, a mudança generativa no Mundo.
Digo sempre que a PNL e Educação é uma forma de Viver! Ah e não se trata de ser perfeito, antes sim, de ser consciente e autêntico. Se já leste o meu livro “Mães do Mundo”, já não é novidade. Neste vídeo, da minha talk, na University California SC faço-te um resumo disto mesmo.
De entre inúmeros modelos que utilizamos, gosto tanto de destacar o poder das intenções que emergem depois de explorarmos, ao mais alto nível, os Níveis Neurológicos, assim como o incrível Modelo de Comunicação, que nos permite comunicar em autenticidade e congruência, connosco e com os demais, e o poder da Linguagem. As Âncoras, as Posições Perceptivas, que te permitem também colocares-te no lugar de outros, a tomada de consciência da diversidade de Mapas Mundo, descobrir e activar recursos… Então e o maravilhoso ‘rapport’?! Se começarmos nos pressupostos da PNL, encontramos a base. Por exemplo, tu não és o teu comportamento, e ele é sempre o melhor que podes ter naquele momento, é o que é e está sempre tudo bem. E muito, muito mais! Sim, é mágico!
Uma das pessoas que mais inspira a minha missão é Maria Montessori e encontro nas práticas da PNL e Educação, na Parentalidade com PNL & Generativa, espaço para que isto aconteça naturalmente:
“Ajuda-me a crescer, mas deixa-me ser eu mesmo”.
Maria Montessori
PNL e Educação é sobre despejar a chávena e criar espaço para que algo nunca antes experimentado possa emergir. Vem daí, é hora, é ‘tea time’ .