PNL e Coaching Generativo por um Mundo consciente
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”, esta citação de Saint Exupéry pode resumir a caminhada da Programação Neurolinguística (PNL) e do Coaching Generativo, por um mundo consciente.
Hoje, falo-te da importância de tocar e ser tocado. Desta equação simples e pura da generatividade, da gratidão, do valor da comunidade, da certeza de que tudo acontece para nós e de que a ‘viagem do herói’ se faz em grupo.
Estamos todos interconectados, ninguém cresce sozinho. A grande magia e beleza é a de que, quando um cresce, crescem todos.
Falo-te na primeira pessoa. Senti desde sempre que, todos, sem excepção, podemos e devemos contribuir para tornar este Mundo um lugar mais consciente. Em miúda, lembro-me de querer rumar a África, com alimentos e material escolar. Como não podia, enviávamos cartas e bens-materiais pelas irmãs missionárias (fi-lo pessoalmente, já em adulta, com as minhas filhas e o meu marido).
Ainda antes da adolescência, longe de conhecer qualquer teoria da PNL ou do Coaching Generativo, percebi que tinha a mesma realidade à porta do colégio. Comunidades, sobretudo africanas, que sobreviviam com fome, crianças vítimas de todo o tipo de abusos e violência. Comecei a fazer voluntariado e a dar ainda mais sentido ao sonho de criança.
Mãe de primeira viagem, jornalista, profissão que escolhi, ou me escolheu, ainda em tenra idade, vi que o jornalismo, não só não estava a tornar o Mundo num lugar consciente, como, tantas vezes, o resultado era o oposto, semeando ainda mais discórdia, exclusão, segregação, medo…. Além disso, apesar de conhecer tantas teorias da comunicação, todas se revelavam insuficientes para, na realidade, conectar-me com a minha filha.
Nomes marcantes da minha PNL e Coaching Generativo
E foi num curso de formação de formadores que conheci a querida Ana Meireles que me apresentou à PNL. Encomendei o livro “Sapos em Príncipes” que devorei em dois dias! Seguiu-se “A Estrutura da Magia” e nunca mais parei! Curiosa, quis mesmo saber tudo o que podia sobre o assunto. E cheguei ao PNL Practitioner, seguiu-se, meses depois o Master Practitioner. Em seguida voei para a Holanda, para o NTI / NLP, onde com a Andrea Wandel – uma autoridade na Alemanha, Holanda e Suiça em neuro-psicologia do desenvolvimento, neurociência, constelações sistémicas e autonomic body screening – investigamos e aprendemos a conectarmo-nos connosco, enquanto mulheres, mães, a acedermos à nossa autenticidade, expormos a nossa vulnerabilidade, acolhermos a nossa essência, mergulharmos nas nossas intenções, no admirável mundo das crianças, na nossa, interior… “Meeting Children” mudou a minha vida e deu ainda mais sentido ao trabalho que já estava a criar com a PNL na Parentalidade e Educação.
As minhas pesquisas continuaram, a parte empírica também e rumei aos EUA para a UCSC – onde nasceu a PNL, o trabalho generativo e a Parentalidade e Educação Generativa – fui beber a uma das fontes, à NLP U. Foram praticamente cinco anos consecutivos (no período do Verão e até chegar a Covid19) a estudar no maior campus universitário dos EUA, em Santa Cruz, na região de Silicon Valley. Ao lado de Robert Dilts, da mãe da PNL – Judith DeLozier, encontrei uma PNL sistémica ao mais alto nível, profundamente inspiradora, transformadora e o trabalho generativo. Fui tocada para sempre pelos dois (hoje meus amigos) e pelos restantes trainers – no 1.º ano na certificação de Trainer e Consultora com PNL, no 2.º ano na certificação em Conscious Leadership & Resilience (SFM), no 3.º ano em Consultoria Generativa e no 4.º ano na certificação NLP Master Traning (pelo meio houve a de Coaching Generativo, entre outras):
Deborah Bacon Dilts e o seu trabalho somático através da dança – 5rhytmhs, Suzi Smith, uma referência na PNL e Saúde, Judith Lowe, Ian Mcdermott e Robbie Steinhouse, todos líderes de excelência na PNL do Reino Unido, seja em contexto de liderança, coaching, mindfulness ou neurociência, Michael Dilts, com o seu trabalho xamânico e Mary Dilts, com o BRAVE Speak Voice Enhancement Program.
Já na certificação em Coaching Generativo, foi Stephen Gilligan quem me tocou de uma forma peculiar. Gilligan, que apesar de ter sido um dos alunos prodígio de Bandler, Grinder e Pucelik, ao lado de Robert Dilts, não se revê na PNL, assentando todo o seu trabalho generativo no legado de Milton Erickson, com quem viveu ao longo de anos.
E o meu coração continua a ser tocado por tantas outras pessoas luz, neste mundo da PNL e do Coaching Generativo. Recentemente, acompanhei o PNL Practitioner de Frank Pucelik, um dos três co-criadores e o único que facilita a PNL original (META), desenvolvida entre 1970 e 1975. Já o conhecia pessoalmente, mas em contexto de aulas é de uma sabedoria e metria ímpares! Merece todo o meu respeito e admiração! E sim, se queres aprender PNL pura, a original, sem outros desenvolvimentos (aplicações derivadas da PNL pós 1975), é mesmo com o Frank Pucelik que recomendo que faças o teu PNL Practitioner, Master Practitioner e Trainers Training!!
De entre tantos companheiros de jornada, quero destacar o contributo daquele que é considerado o poeta transformacional da PNL, o meu querido amigo Nick LeForce que muito me honrou ao recitar um dos seus magistrais poemas, na abertura da minha palestra de Parentalidade Generativa (PG), na primeira conferência Internacional da IAGC, na UCSC.
Os próximos capítulos da PNL e do Coaching Generativo
Estou aqui para ti!
Continuo comprometida, a investigar e desenvolver, com intenções bem definidas, desde um lugar de amor, confiança, esperança, flexibilidade, na mudança de paradigma na parentalidade e educação, através da PNL, do Coaching Generativo e da Consultoria Generativa.
Caminho lado-a-lado com uma Aldeia Generativa global crescente, uma tribo do bem, de famílias generativas. Sigo nesta jornada também enquanto embaixadora para Portugal da ANLP, a única associação internacional de PNL 100% isenta (já que nenhum dos seus dirigentes é dono de um instituto, facilita ou vende cursos de PNL). Sou ainda a primeira (e única à data) representante no nosso país, da NLP University California e a única PNL Master Trainer no mundo a facilitar o PNL Practitioner em Parentalidade Generativa. E nada disto seria possível sem a tua confiança e presença, incondicionais!
Sim, “não somos uma gota no oceano, somos todo o oceano numa gota.”
OBRIGADA e bem-haja, por confiares e seres parte desta caminhada!
Com amor e esperança,
Rita
P.S. – artigo revisto a 13 de Agosto de 2020