Parentalidade com PNL & Generativa por Robert Dilts e Rita Aleluia
Vivemos num mundo que grita alto, por mudança urgente, que exige soluções nunca antes experienciadas e aqui, a quebra do actual paradigma com a emergência do surgimento de algo totalmente novo está presente na proposta da Parentalidade com PNL & Generativa, como podes ler e escutar nesta conversa entre mim, Rita Aleluia e Robert Dilts, co-developer da Programação Neurolinguística (PNL), do Trabalho Generativo, do Success Factor Modeling (SFM), co-fundador da NLP University, California, autor.
As formas tradicionais de educação falharam. Neste momento, é necessária uma reflexão sério, consciente e profunda acerca de quais as nossas intenções enquanto pais e educadores e sobre quais os recursos que queremos verdadeiramente accionar para que se alcancem as respostas que permitam então, criar um futuro harmonioso, responsável e sustentável para a humanidade.
Parentalidade que começa com PNL e evolui para PNL & Generativa
Quando lancei esta nova proposta parental baptizei-a, com muito amor, de – Parentalidade com PNL (Programação Neurolinguística). Quando terminei a certificação de Trainer e Consultora de PNL e depois a de Coaching Generativo, senti que, assim como eu, esta parentalidade tinha subido de nível, e devia por isso, passar a nomear-se – Parentalidade com PNL & Generativa. Como nos diz Robert Dilts, a parte generativa deste trabalho, emerge da criatividade, de criar algo totalmente novo, que não existia antes.
“Criei os meus filhos, com a minha esposa, utilizando imenso, a Programação Neurolinguística (PNL)”
Robert Dilts
O co-criador do Trabalho Generativo – Coaching Generativo e Consultoria Generativa – lembra que: “a parte generativa na parentalidade, nas famílias é extraordinariamente decisiva. Quando procuramos chegar a algum lugar que é desconhecido, ainda que outros pais, mães, tenham passado por algo semelhante, vamos criar um caminho único, novo e isso exige ferramentas e práticas muito específicas”. Robert Dilts garante, “este é, muito provavelmente, o campo mais importante para introduzir a mudança generativa.”
Nesta nossa deliciosa conversa, Robert confessa que “criei os meus filhos, com a minha esposa, utilizando imenso, a Programação Neurolinguística (PNL) e introduzindo os princípios da mudança generativa, de forma a que pudessem estar/ ser no mundo com auto-estima, atitudes positivas”. Além disso, “para que pudessem crescer com estratégias que os permitem ser bem-sucedidos por si mesmos.” O co-developer da PNL está orgulhoso dos dois filhos, do que trazem ao mundo e do seu próprio trabalho, enquanto pai. Os olhos azuis ganham ainda mais luz quando enumera“o sentimento de confiança que ambos possuem, o olhar positivo para a vida, das auto-capacidades”, algo que, numa primeira fase “modelam dos pais e depois é apoiado pelos pais”, conclui.
A Parentalidade que alia a PNL ao coaching generativo e gera mudança generativa
“Quem eu sou, tem a sua melhor expressão no mundo.”
Robert Dilts
Esta proposta “ensina-nos a comunicar com eficácia, como podemos empoderar os demais, sobretudo as crianças, de forma a que sejam elas mesmas, guiando-as em simultâneo”, reforça.
A Parentalidade com PNL & Generativa revela-te as práticas conscientes mais eficazes para que te conheças realmente, para que alcances a tua essência e descubras “qual é o teu lugar na família e no mundo, como podes trazer e viver essa identidade”, acrescenta Robert Dilts. Desta forma, o “canal está aberto e quem eu sou, tem a sua melhor expressão no mundo” e “não consigo encontrar nada mais importante para um pai ou um professor do que fazer isso com uma criança”, atesta.
E tu, escolhes juntar-te a nós nesta mudança generativa por um mundo melhor?
És muito bem-vindo!