Métodos! Estratégias! Walt Disney!
Quase que arrisco imaginar o que eventualmente poderás estar a pensar ao leres o título – “Métodos! Estratégias! Walt Disney!” – mas vamos por partes.
Este fim-de-semana ouvi, de várias mães, o seguinte: “já experimentei todos os métodos que conheço e os meus filhos continuam a não mudar comportamentos”… Pois!
Deixa-me dizer-te, primeiro: o objectivo de qualquer método é levar a que a criança se comporte “bem”, ou seja, de acordo com o que os pais acreditam ser o “bom” comportamento, usando a manipulação. E assim, o comportamento anterior é aniquilado. Quando isto acontece estás a ignorar a necessidade e a intenção positiva por trás do comportamento que te parece ser inadequado. Estás também a agir contra o igual valor e dignidade. Estás, portanto a desrespeitar um ser humano igual a ti, com os mesmos direitos que tu tens.
Uma amiga holandesa, minha colega no NTI-NLP, na especialização em Parentalidade com PNL, falou-me há já algum tempo do reputado terapeuta familiar dinamarquês, Jesper Jull e, ainda este ano, estarei a fazer a certificação com o mesmo no Family Lab. Até lá, estou mergulhada nos seus muitos e fascinantes livros editados, a investigar e a estudar. Jull, que trabalha com famílias há mais de 40 anos, garante que, em 99% das famílias disfuncionais, o chamado mau comportamento é única e exclusivamente um sintoma de um sistema (família, escola, ambiente) doente, ele próprio um sistema disfuncional.
Na Parentalidade com PNL usamos ESTRATÉGIAS! As estratégias permitem que haja rapport, conexão, reconhecimento do meu espaço e do espaço do outro. Que haja escuta activa, que se veja e se sinta de acordo com cada situação específica, em cada momento em concreto. Que cada um, que é parte do sistema, possa realmente SER, sem julgamentos. O sistema funciona de forma fluida e harmoniosa.
E, talvez, ainda ressoe na tua cabeça – “Métodos! Estratégias! Walt Disney!”… Continuando nas estratégias, elas são padrões de comportamento que podem ser modelados e reproduzidos. E agora sim, Walt Disney! Disney tinha a sua estratégia para materializar os seus sonhos! Na PNL, Todd Epstein e Robert Dilts modelaram a estratégia de Walt Disney. Sobre a estratégia em si, falar-te-ei noutro artigo. O que pretendo agora, é que sintas o quão poderoso é o seu resultado e te perguntes:
Ainda quero usar métodos ou escolho desenvolver, modelar e aplicar estratégias?
Experimenta substituir os métodos por estratégias e vê o que automaticamente se transforma na vossa vida!