Mapas Mundo para todos os gostos
“É pro menino e pra menina! Mapas Mundo para todos os gostos! Ó vá lá ver!”
Pois é, bem podia ser um pregão de feira só que é um dos pressupostos básicos da Programação NeuroLinguística (PNL) e, provavelmente, um dos mais desafiantes de praticar na sequência deste outro pressuposto:
«O Mapa não é território»
Ou seja, o Mapa é a representação mental do conjunto de experiências às quais estamos todos sujeitos ao longo das nossas vidas. Vamo-las codificando e construindo a nossa Representação Interna (o nosso Mundo). O nosso Modelo do Mundo é, sobretudo, determinado pela nossa história pessoal. Até porque, nada tem significado a não ser o significado que lhe atribuíres.
Conheces aquela sensação de ires a um evento e adorares? Tempos depois, encontras-te com amigos que também estiveram presentes no mesmo acontecimento e, em conjunto, lembram aquele momento. O que acontece? Tu adoraste, ok! E os outros? Provavelmente um detestou, o outro sentiu que podia ser mais interessante, para outro pode ter sido apenas mais um evento… E, às tantas, parece que estão a falar de acontecimentos diferentes!
E está tudo bem porque MAPA É MAPA, nenhum é mais real ou válido que outro! São apenas interpretações da “realidade”.
«A pessoa que é muito insistente nos seus próprios pontos de vista encontra poucos para concordar com ela.»
Lao – Tsé, Tao Te king
E posto isto, a PNL, o Success Factor Modeling, revelam-te de forma evidente o que adoramos praticar na Conscious Systems:
«Respeita o Modelo do Mundo do outro!»
E é assim que a sociedade (tu, eu e todos) pode comunicar eficazmente e avançar!
É assim que todos somos livres e crescemos em amor e fraternidade! Não tens que concordar com o Mapa Mundo do outro e ainda assim, podes respeitá-lo!
Sempre que praticas este principio estás a:
- honrar-te e a honrar o próximo!
- a felicitar o outro e a ti mesmo!
- a ser flexível!
- a aceitar e a incluir a diferença!
- a criares laços, sinergias!
- a construir o ‘field’ de esperança e progresso!
- a descobrires-te a ti e ao outro!
- sem julgamento!
Mapas Mundo conscientes e generativos
Acredito que um dos aspectos mais interessantes e intensos desta prática generativa é a de te permitir virares os holofotes para ti, escutares a tua essência, ouvires a voz que te critica e descobrires qual a sua intenção positiva. Esta é uma forma de vida, que permite que te conectes com algo maior que tu, que explorares profundamente e estejas consciente dos teus valores, crenças, convicções, intenções. Temas tão investigados no querido Practitioner de PNL em Parentalidade & Educação Generativa.
E tu, sabes quais são as coordenadas do teu mapa?