A liberdade generativa que a Conscious Systems propõe guia-te no sucesso
Para todas as pessoas que conheci até hoje, e em conversas com colegas da IAGC a liberdade é algo muito querido e é por isso que com a Conscious Systems exploramos (de forma generativa) práticas onde a liberdade não só está presente, como guia-te no sucesso. Apesar de cada um de nós atribuir-lhe um significado próprio (assim como atribuímos ao sucesso), a verdade é que a liberdade e o sucesso são importantes para todos e, sobretudo a liberdade é a base da nossa responsabilidade pessoal.
Seja em contexto parental, escolar, empresaria ou organizacional, recebo muitos coachees a viverem o dilema de: dar ou não mais liberdade ao próximo?
Se sim, que tipo de liberdade dar e como proporciona-la, com que intensidade, com ou sem controlo?
E depois de iniciarmos a exploração, vem quase sempre ao de cima a questão da liberdade que permito ou não ter para comigo.
Como em tudo, não existe uma fórmula única. A Conscious Systems sabe que cada sistema é único, com conceitos e particularidades singulares, que cada escolha que fazes deve estar alinhada com as tuas intenções e valores, por isso, propõe que guies o teu sucesso, também com as “Cinco Liberdades”, legado de uma guia da minha missão, aquela que é considerada a mãe da Terapia Familiar sistémica, a quem a PNL modelou com excelência, importando e integrando o tanto que nos deixou, Virginia Satir, uma mulher espantosa.
Esta forma de liberdade nasce quando Satir desenvolve uma estratégia que permite que corpo e mente se conectem, que o somático e o cognitivo conversem e façam, tantas vezes as pazes.
Uma estratégia generativa que nos permite reconhecer que existe uma emoção, identifica-la, acolhê-la, integrá-la e transcender, criando uma nova realidade, nunca vista anteriormente e que corresponde ao que entendemos ser o sucesso.
Uma estratégia que permite ainda que a comunicação comigo e com os que me rodeiam seja autêntica, congruente, em igual valor e inclusão. Onde o julgamento dá lugar à paz, o ódio ao amor
As cinco liberdades de Virgínia Satir
1. Liberdade de ver e ouvir o que está aqui, ao invés do que deveria estar ou que estava ou estará;
2. Liberdade para dizer o que sente e pensa, ao invés do que se deve;
3. Liberdade para sentir o que sente, ao invés do que deveria;
4. Liberdade para pedir o que deseja, ao invés de sempre esperar permissão para querer;
5. Liberdade de assumir riscos por sua própria conta, ao invés de optar pela “segurança” apenas e não conduzir o barco ao mar.
Acredito que somos o exemplo do que queremos ver no Mundo e a prática generativa proposta pela Conscious Systems guia-te com sucesso, nesse sentido.
Já paraste para sentir o poder que tens ao seres o modelo para os teus filhos, marido / esposa, amigos, colegas, vizinhos… O poder de inspirares e de seres inspirada/o por outros modelos?
Convido-te agora a sentires e reflectires como pode ser a tua vida se praticares e viveres estas cinco liberdades? O que se transformaria no teu Mundo? E no Mundo dos que te rodeiam?