John Grinder e Richard Bandler distinguidos com o prémio Lifetime Services to NLP
Se há uma certeza que brota em mim é a de que “sê a diferença que queres ver no mundo”, e é precisamente isso que significa a atribuição deste prémio “Lifetime Services to NLP”, na cerimónia dos 2019 NLP Awards, a John Grinder e Richard Bandler, os pais da PNL.
Os NLP Awards nascem com a intenção de reconhecer e honrar, anualmente, o impacto e a diferença que os profissionais da PNL estão a produzir em todas as áreas. Como refere a organização, e não vou traduzir para que tenhas a oportunidade de interpretar de acordo com o teu mapa, “it is our chance to shout from the rooftops, be proud of the profession we represent and celebrate those who really are using NLP to make a difference out there in the real world and celebrate all that is good in our community.”
As nomeações podem ser enviadas para os NLP International Awards por todas as pessoas que o desejarem. São depois avaliadas por um criterioso painel independente, composto por experientes Master Trainers de PNL, que valida todo o trabalho apresentado e impacto do mesmo, relativo à pessoa nomeada e decide se está, ou não, em condições de ser oficialmente nomeado para os prémios. Depois de anunciados os nomeados oficiais, o mesmo júri reúne todas as informações que considera pertinentes para poder decidir, com rigor e isenção, quem são os vencedores, em todas as categorias. Por exemplo, a minha candidatura a nomeada foi feita pela Judith DeLozier, pelo Robert Dilts e pela Sónia Silva Franco (biografa e jornalista que nem sequer trabalha no campo da PNL, mas conhece o meu trabalho através das minhas entrevistas, palestras, livros e duas formações que frequentou comigo).
E todos os anos surgia um burburinho porque nem John Grinder, nem Richard Bandler, viam os seus nomes entre os eleitos. E a razão é precisamente porque nunca ninguém os propôs a nomeação. São conhecidas as desavenças entre os dois criadores e as suas consequências no campo da PNL, que é um terreno tão bonito e tão importante neste mundo. A ANLP, associação à qual tenho a honra de pertencer, decidiu, através dos NLP Awards, e pela voz da presidente Karen Falconer, reconhecer o contributo destes dois homens. Afinal, sem eles, não estaríamos hoje, aqui e agora, a ser a diferença que faz a diferença nas vidas de tantas pessoas. Os prémios foram aceites, em seus nomes, por Robert Dilts.
Que possamos todos cooperar. Cada um contribuir com o melhor de si, com o seu dom único, unindo sinergias, construindo pontes, elevando níveis de consciência, com muito amor e compaixão. Acolhendo, integrando e transcendendo as diferenças, aquele sítio, recheado de infinitas oportunidades, onde todos crescemos. É assim que o mundo avança!