Isto é PNL de 4ª Geração
É provável que nos últimos tempos tenhas começado a escutar a terminologia PNL de 4.ª Geração. Se assim é, parabéns, significa que estás consciente, a acompanhar os avanços da PNL e o que de melhor ela te oferece.
Em Setembro de 2017, em Bali (onde Gregory Bateson – um dos modelos da PNL, viveu três anos, para investigar algo muito à frente no seu tempo, de onde resultou a obra: “Balinese Character – A Photographic Analysis”), começaram a ser dados os passos concretos para a colocar no papel. Estão a ser criados novos pressupostos que a ela se adequem, novas abordagens da modelagem (a base da PNL) e muito mais. Assim, com a presença de Robert e Deborah Dilts, com o contributo de Stephen Gilligan e Judith DeLozier, reunimos 24 participantes de todo o Mundo – Master Practitioners, Trainers, Master Trainers e co-autores da PNL e demos inicio à co-criação, uma exploração que vai muito além de técnicas e de ferramentas. O primeiro passo foi modelar líderes espirituais (que descobrimos no terreno serem ‘healears’) e sentirmos a importância de modelar comunidades, em vez de indivíduos.
Já em Janeiro, em Alicante, no NLP Leadership Summit, a PNL de 4.ª Geração foi formalmente apresentada. Tenho a bênção de fazer parte do grupo de co-criadores e de poder contribuir, ainda mais activamente, para ser e fazer a diferença que faz a diferença no nosso Mundo.
Por falar em diferença, resumo agora o debate liderado precisamente pelo Robert, na nossa mesa de trabalho, no NLP Leadership Summit. Muitos termos estão em inglês e opto por não os traduzir para que mantenham a sua essência.
A diferença que faz a diferença na PNL de 4.ª Geração
Na PNL de 1.ª Geração liderava a mente cognitiva (Inteligência Cognitiva) onde emergia então, um modelo terapêutico, na PNL de 2.ª Geração foi introduzida a parte somática, as crenças (Inteligência Somática) e emerge o modelo de Coaching, na PNL de 3.ª Geração existe já a noção de ‘field’ (campo) entre duas pessoas (numa primeira fase – Inteligência Relacional), ora, integrando esse ‘field’ e levando-o muito mais além, na PNL de 4.ª Geração (à semelhança do que existe no trabalho Generativo (Generative Change) existe um “nós” que se alarga, uma Inteligência Espiritual. “Nós” enquanto comunidade, “nós” parte de um Planeta. E surge o conceito de ‘Holon’ e de holograma. Num holograma, o todo está em todas as partes e todas as partes podem recriar o todo.
Na PNL de 4.ª Geração emerge a noção de espirito, não no sentido religioso mas enquanto experiência subjectiva, algo que está para além de mim. A física quântica caminha nesse sentido também e tem vindo a provar a noção de sistemas e a noção de que acontecimentos imprevisíveis surgem dos mesmos. É aqui que entram também os ‘morphogenetic fields’ dos quais te falarei noutro artigo.
Já sabemos que “o mapa não é o território” e que somos fruto de experiências subjectivas. Então, vamos perceber como o fazemos de forma prática, sem colocar o nosso mapa de crenças em cima do que surgir durante a experiência.
A PNL de 4.ª Geração procura entender se o ‘field’ é a ‘source’ ou se a ‘source’ é o ‘field’. Procura compreender dois fenómenos: algo emerge e não sei de onde surge e algo passa por mim (canalizo).
A metáfora do iPhone e a PNL de 4.ª Geração
A PNL de 4.ª Geração não abandona as gerações anteriores, integra-as! Tal e qual como acontece com as várias gerações do iPhone. A primeira geração do iPhone não tinha Bluetooth ou Wireless. Assim, com o passar das gerações, o ‘field’ foi alargando, integrou-se o Wi-Fi, 3G… Emerge uma nova consciência fruto da interacção entre os vários sistemas.
«It is impossible, in principle, to explain any pattern by invoking a single quantity.»
Gregory Bateson
A co-criação prossegue, em todo o mundo. É um processo lento que, à semelhança do que sucedeu nas gerações anteriores, pode demorar anos até que esteja concluída. Mas acredita, há coisas que valem mesmo todo o tempo que esperamos por elas. Até lá, continuamos conectados, cada vez mais conscientes disso. Prometo voltar aqui, a falar-te da PNL de 4.ª Geração com novidades muito maiores que nós.