Formação em PNL as 6 coisas que precisas mesmo de saber
Entram diariamente no meu e-mail, pedidos de informação sobre como e onde fazer formação em PNL – Programação Neurolinguística, em Portugal, no estrangeiro e embora eu já tenha escrito sobre o tema, senti que posso acrescentar 6 passos com informação de valor.
Além de tudo o que já te esclareci em artigos e vídeos acerca dos cursos de PNL, por exemplo: “Onde fazer um curso de PNL”, que podes ler aqui ou “Cursos oficiais de certificação em PNL”, a ler neste texto, parece-me interessante lembrar o que se segue, se queres tornar a PNL numa forma de vida (e não apenas para ganhar a vida):
- Porquê estudar a sério PNL?
A Programação Neurolinguística – PNL – nasce da modelagem da excelência humana. De descobrir como comunicamos connosco e com os demais, de como fazemos o que fazemos e criamos a nossa vida, a cada momento. Ora assim, ao investir num curso de PNL estamos na verdade a investir em nós, a conhecer-nos, a fazer uma viagem até à nossa essência e, em muitos casos, a vê-la pela primeira vez, a conhecermo-nos por quem somos e não quem nos disseram sermos. É por isso que a PNL é sobre auto-descoberta, desenvolvimento humano, desenvolvimento pessoal. É sobre levar-te do Estado Actual para o Estado Desejado, respeitando todas as tuas partes, em prol de algo maior.
- O que se aprende num curso nível PNL Practitioner – o 1.º nível de formação na PNL?
Dependendo da linha de PNL que tenhas escolhido para o curso, podes aprender diferentes temas, sendo que existem vários tópicos estruturantes em qualquer Practitioner, seja de que escola for:
Definir intenções;
Formulação eficaz de objectivos;
Descobrir como comunicamos e aprender a comunicar com influência positiva e transformadora;
Conhecer o funcionamento, impacto e aprender a usar as três mentes – cognitiva, cardíaca e somática (isto só aprendes em cursos de PNL sistémica/ generativa);
Descobrir quais são os teus valores;
Descobrir as crenças limitadoras e transformá-las em crenças ilimitadas;
Resolver conflitos internos;
Trabalhar com as partes;
Aceder ao inconsciente;
Utilizar o consciente e o corpo para conectar e criar comunidade (presente também só em formações de PNL sistémica/ generativa);
Aprender o que é e como funciona a Inteligência Emocional e a Inteligência Espiritual (uma vez mais, lembro que este tema está presente só em formações de PNL sistémica/ generativa);
Assumir responsabilidade pessoal em todas as frentes.
(…)
- É verdade que as coisas depois de vistas não podem ser não vistas?!
Sim! Quando mergulhamos em profundidade num curso de PNL, espantamo-nos com a quantidade de coisas que comandavam as nossas vidas e dávamos como verdades absolutas e que, afinal são apenas ilusões. E a partir daqui nada volta a ser igual! Por exemplo, quando estudamos o Modelo de Comunicação da PNL e percebemos que aquilo que entendemos por verdade é apenas um conjunto de filtros – crenças, valores, generalizações, omissões, distorções… – que atribuem significado ao acontecimento externo a nós, ao qual chamamos realidade. Se observarmos, investigarmos e mudarmos os filtros, mudamos a realidade e os padrões que nos têm guiado na vida. Ao fazermos formação em PNL, ganhamos conhecimento e as coias já não podem ser não vistas!
- Devo fazer formação de PNL com especialização numa área?
Recomendo que sim, porque é a grande oportunidade de aprender a utilizar a PNL num contexto particular, da forma mais adequada. No PNL Practitioner em Parentalidade Generativa que facilito, chegam muitos pais, normalmente mães, que já fizeram formações e certificações de PNL anteriormente. Ainda assim, não sentem segurança no seu papel de pais, continuam a acreditar que são os filhos que os vão preencher, ou que são eles pais que têm que educar e sentem-se desconectados. E é neste curso PNL Practitioner que aprendem que o que acontece na infância não fica na infância e como fazer para conectar-se com essa criança interior, levando-lhe colo, amor e cura. Terminando assim o curso de PNL, pais e mães muito mais inteiros, conectados e autênticos!
- Fazer um curso de PNL em Portugal ou no estrangeiro?
Da minha experiência pessoal e profissional, o que acredito é: se o teu nível de inglês, oral e escrito for elevado, então é aproveitar para fazer já, formação de PNL na fonte, com os co-criadores e developers (que ainda estão vivos, mas já com idade avançada)! Formação de PNL presencial, preferencialmente. E numa segunda fase voltar a fazer os mesmos níveis dos cursos de PNL com diferentes trainers e escolas, para expandir o mapa. Acredita que faz diferença e muita!
- Quem são os principais Master Trainers de PNL presentes desde a sua criação e que ainda facilitam cursos, formações e certificações de PNL?
Ofereço-te uma lista de sete:
Frank Pucelik, co-criador
John Grinder, co-criador
Richard Bandler, co-criador
Judith DeLozier, co-developer, desde o inicio no campo, tendo sido casada com Frank Pucelik e depois com John Grinder. A responsável pela 3.ª geração da PNL
Robert Dilts, co-developer, desde o inicio no campo, foi o aluno prodígio dos co-criadores e é o responsável pela PNL Generativa
Michael Hall, co-developer, trabalhou vários anos ao lado de Bandler e é o criador da Neuro-Semântica
Richard Bolstad
Como encontrar formação de PNL
Na procura de cursos de PNL, podes utilizar o motor de pesquisas Google, saltares os anúncios e investigares, com curiosidade e sentido crítico, quem são na verdade os Trainers, qual o seu contributo para este campo (modelos, técnicas, livros, prémios, nomeações, países onde actuam…) , qual a associação profissional à qual pertencem e onde fizeram eles próprios as suas formações de PNL.
Seja qual for a tua escolha, que seja sempre consciente, ética, credível, respeitosa, porque uma formação de PNL pressupõe que haja transformação na tua vida e essa trará sempre consequências, para ti e para os que te rodeiam (isto é PNL sistémica/ generativa). A formação de PNL deve conduzir-te a um estado no qual as tuas necessidades psicológicas ficam satisfeitas, um estado de bem-estar. Não significa que vais deixar de ter desafios, significa que vais estar muito mais preparado para os atravessar, em vez de seres atravessado por eles. Significa ainda que és mais inteiro, que vives desde a tua força Vital!
E quando quiseres escolher uma formação, curso ou certificação de PNL, antes de qualquer coisa, pergunta-te: “Qual é a minha intenção ao querer fazer um curso do PNL”?