A estratégia da Conscious Systems® e do Success Factor Modeling™ para acolher as críticas e o criticismo
Um dos processos mais desafiadores para qualquer líder, para qualquer empreendedor, qualquer ser humano é mesmo o de acolher, dar as boas-vindas às críticas, ao criticismo e para que isso ocorra com êxito, a Conscious System® desenvolveu uma estratégia assente no Success Factor Modeling™.
Eventualmente, podes tender a crer que as críticas são algo negativo, sobretudo porque é comum surgirem naqueles momentos em que estás a avançar apesar do medo e das opiniões de terceiros. Ainda assim, para a Conscious System® e para o Success Factor Modeling™, o criticismo é mesmo das melhores coisas que te podem acontecer, é uma lanterna numa noite de escuridão. Por quê?
Um dos mais bem-sucedidos empreendedores da história actual, Elon Musk, tem debatido bastante este tema. Para este líder, quanto mais críticas, quanto mais criticismo houver em redor dos projectos e ideias, mais interessantes são. Além disso, as boas críticas “valem ouro”, garante (eu não te disse que as críticas eram como lanternas na escuridão?!).
De facto, segundo a visão da Conscious System®, o feedback é valioso e quanto mais existir mais probabilidades tens de antever obstáculos e corrigir, atempadamente, o que for necessário.
«Pay attention to negative feedback, and solicit it, particularly from friends. This may sound like simple advice, but hardly anyone does that, and it’s incredibly helpful.»
Elon Musk
Por outro lado, sim, muitas vezes quem tece as críticas tem tendência a ser uma pessoa, de alguma forma, (à primeira vista) perturbadora do sistema já que visa focar no negativo e nas dificuldades, opera a partir de um frame de dificuldade ou de insucesso, o que, por sua vez, pode levar à existência de dificuldades relacionais. Isto não é o mesmo que dizer que a pessoa que lança as críticas não gosta de ti. Não leves o criticismo ao nível pessoal.
Resistência à Mudança gera crítica e criticismo
Regra geral, as críticas e o criticismo surgem da resistência à mudança, mesmo quando esta é absolutamente necessária. Estas são as conclusões de dezenas de estudos elaborados pelo Success Factor Modeling™, aos quais a Conscious System® está muito atenta. E há quatro razões para que isso suceda:
- Diferente – Tudo o que é novo pode assustar. O ser humano gosta de permanecer na zona de conforto.
- Dificuldades – A mudança requer muitas vezes esforço adicional, o mesmo que pode causar uma (falsa) sensação de pressão.
- Disruptivo – Novas formas de agir podem perturbar o ambiente, trazer alguma instabilidade e incerteza associadas.
- Perigos – Fazer as coisas de forma diferente é sinónimo de correr riscos. Não existem aqui garantias de que o sistema melhor face ao que estava anteriormente implementado e isso assusta.
E estes são quatro desafios essenciais à evolução, que exigem preparação de um líder e da sua equipa, exigem Inteligência Colectiva e Emocional. O mesmo Elon Musk propõe que se aposte sempre em fazer mais e melhor. Esta entrevista de Elon Musk ao 60 Minutes é francamente inspiradora e reveladora de que não só não existe erro como as críticas são poderosamente generativas.
A Conscious System® acredita que ter presente a intenção positiva das críticas e do criticismo é mesmo a melhor forma de lidar com a situação. As críticas vêm validar o sonho e verificar se já é, de facto, real. Se observares numa perspectiva mais abrangente, podes sentir que tanto as críticas quanto o criticismo podem-te auxiliar a aferir a ecologia das tuas acções, do teu projecto, do que queres ver no Mundo. Se, ainda assim, sentires dificuldade em lidar com as críticas, convido-te a entoares o mantra que a Conscious System® adoptou do Success Factor Modeling™ , transforma-as sempre tudo a teu favor.
E sabes uma coisa, desde que mergulhei no Success Factor Modeling™, desde que comecei a co-criar a PNL de 4.ª Geração e desde que fundei a Conscious Systems® que agradeço (ainda mais) cada umas das críticas que recebo. Aliás, eu peço feedback aos meus coachees, clientes, alunos, leitores, audiência. É com o criticismo que mais cresço, que mais aprendo e me conecto com a minha intenção maior. E é assim que mais evoluo na minha autenticidade e congruência. Portanto, welcome senhoras críticas!
E tu, como lidas com as críticas e com o criticismo?