Como escolher o Practitioner de Programação Neurolinguística (PNL) certo
Perguntam-me várias vezes; “Como escolher o Practitioner de Programação Neurolinguística (PNL) certo, Rita?!”
A minha primeira resposta é breve: “sente!” Até porque não há certo ou errado…
E dito isto, acrescento “sente em que proposta de Practitioner de PNL, encontras a integridade e o valor, para ti”.
Posso ainda deixar-te algumas recomendações que estão relacionadas com a ética na prática desta profissão, sendo esta uma actividade que pode ser ingrata, pela ausência de regulamentação global formal e específica.
Encontra um Trainer de PNL qualificado
Aquele Trainer que tem além das certificações (em papel), as competências colocadas nos músculos. Ou seja, o Trainer de PNL que demonstra a mestria da PNL através do seu comportamento, é o chamado “walk their talk”. Este trainer pratica, com autenticidade e congruência, o que ensina, é sempre o melhor exemplo.
A experiência leva anos a conquistar
São precisos muitos anos de prática para se conquistar o lugar da mestria de ser trainer de PNL. Afinal, este profissional vive em si mesmo, uma extensa lista de habilidades, a nível consciente e inconsciente, que não se adquirem em dias, semanas ou meses. Além de um elevado nível de especialização, que só se consegue frequentando formação de excelência, em diferentes fontes, de forma a permitir encontrar o equilíbrio e a natureza viva da PNL.
É interessante investigares qual é a diferença que faz a diferença no que esse trainer se propõe a oferecer-te. Quais são os seus valores e as suas intenções.
Associações Internacionais que certificam
Apesar de existirem inúmeras associações internacionais, não existe um consenso global que defina um padrão, quer seja para o trainer de PNL, quer seja para o curso em si (duração e preço).
Quem é então, a entidade que certifica? Existe uma lista de associações internacionais que são francamente exigentes na qualificação dos trainers, dos conteúdos oferecidos, com standards rigorosos, códigos de ética validados e criteriosos, e deves ter também isso em consideração na hora de escolheres o Practitioner de PNL que vai (garantidamente) transformar a tua vida.
O Practitioner de PNL que facilito (e que desenhei com a NLP U é específico na área da parentalidade e educação) – NLP in Generative Parenting and Education – é certificado, precisamente pela NLP University.
Partilho contigo uma lista das principais associações internacionais de PNL:
- ANLP, a única associação de PNL do mundo que é totalmente independente e da qual sou embaixadora em Portugal;
- IANLP
- IA NLP Institutes
- DVNLP
Nos últimos anos tem-se assistido à chegada de inúmeros trainers de PNL que apresentam padrões de excelência notórios, com resultados comprovados e que continuam em evolução. E Portugal não é excepção à regra!
Portanto, convido-te a que procures um trainer de PNL que sintas que se importa genuinamente contigo, enquanto ser humano único que és, que seja um sponsor. Que apresente evidentes competências sócio-emocionais. De preferência que tenha bom humor e a PNL viva nos músculos!! Investiga onde se formou, com quem, se é autor (livros publicados) na área, que artigos de PNL já publicou e onde, prémios, distinções, menções, nomeações dentro da PNL, se é palestrante (em que eventos especificamente e com que impacto), participação nos media, trabalhos desenvolvidos, a sua contribuição pessoal para a evolução e aplicação da PNL, a que associação pertence e quem certifica os seus cursos…
A duração de um Practitioner de PNL
Procura fazer o teu Practitioner de PNL com um trainer verdadeiramente comprometido, que te coloque a vivenciar a PNL. Assim como não aprendes música a ler livros ou a ouvir CD’s, não vais aprender Programação Neurolinguística (só) de ouvido, ok?!
São precisas horas (tantas) de actividades, exercícios, discussões, feedback, muito mesmo!! Vais precisar de colegas diferentes de ti, que se tornarão nos teus ‘peer group’ (já sabes que há expressões que não traduzo por acreditar que perdem influência). É o alinhamento e as três mentes em acção – cognitiva + entérica + cardíaca. Um bom trainer de PNL sabe co-criar o campo, através (por exemplo) do trabalho generativo, para que se operem as mudanças desejadas nos sistemas vivos. E um bom trainer está lá para ti, mesmo fora das horas dos cursos.
Em relação à duração do Practitioner de PNL… pois. Há para todos os gostos.
Qual é a tua intenção ao frequentares um Practitioner de PNL?
Vais encontrar aí a tua resposta acerca de qual o curso que queres frequentar (em termos de duração).
Importante é teres em consideração que, naturalmente, o que levas num Practitioner de PNL de sete ou dez dias, em nada se compara com a transformação que se opera em ti se frequentares um Practitioner de PNL de, no mínimo 16 dias presenciais! São experiências totalmente diferentes. E não te estou a dizer que um é melhor que o outro. Só que os resultados são, necessariamente distintos.
Como te mencionei mais atrás, são necessários muitos meses de compromisso, consistência, experiências… para se alcançar o sucesso.
Quanto mais longo for o curso, neste caso específico, o Practitioner de PNL, mais estruturado está e mais diversidade de multi-níveis dentro da PNL te oferece. E mesmo que encontres o trainer de PNL mais especializado do mundo, ele dir-te-á que é de facto impossível, facilitar em sete dias os conteúdos de um Practitioner de PNL de 16 dias. E este é um dos temas centrais do NLP Leadership Summit.
Resta-me desejar, com muito amor e compaixão, que encontres o Practitioner de PNL com o qual te comprometas a viajar até à tua essência e assim, permitires ser aquilo para que aqui foste chamado a cumprir.