A energia transformadora dos arquétipos na parentalidade e na vida
“A viagem do herói exige que encontremos o que em nós é único, a nossa singularidade. E não podemos simplesmente encontrá-la sem a solidão suficiente para descobrir quem somos. No nosso caminho somos auxiliados por guias internos, ou arquétipos, cada um exemplifica uma forma de estar no caminho… Cada um tem uma lição para nos ensinar e preside a uma etapa diferente do nosso desenvolvimento.”
Carol Pearson
Desde a década de 80 que os arquétipos são parte oficial da Programação Neurolinguística (PNL). Introduzidos por Judith DeLozier (Judy) a mãe da PNL e pioneira mundial em sintaxe somática integram a Parentalidade Generativa (PG). Eles manifestam a energia inconsciente e estão presentes na natureza e na natureza de cada ser humano.
O psiquiatra Carl Jung e os seus sucessores descobriram que, no nível do inconsciente profundo, a psique de cada pessoa está conectada com o Inconsciente Colectivo, ao qual todos temos acesso. Este, por sua vez, agrega padrões intuitivos e configurações de energia (arquétipos) que se supõe herdadas de geração em geração e que se manifestam no corpo. São precisamente estes arquétipos a base dos sentimentos, pensamentos, comportamentos e experiências humanas mais comuns. Nesta Viagem do Herói (e são tantas ao longo da vida) dançamos e vencemos os nossos dragões, encontramos os nossos tesouros, a nossa identidade e voltamos para partilha-los com a comunidade.
Em quem me estou a tornar?
Quem é que o mundo pede que me torne?
Estas são as duas perguntas latentes na Viagem do Herói! Os recursos arquetípicos vivem em cada um de nós e podem ser despertados, desenvolvidos, chamados em vários estágios, contextos e idades. Entretanto, embora os arquétipos sejam predisposições universais e inatas, vão manifestar-se de forma distinta em cada pessoa, porque são filtrados através da nossa cultura e experiências pessoais.
Há centenas de arquétipos de autores diferentes. Nós utilizamos, sobretudo, os de Joseph Campbell, Stephen Gilligan, Carol Pearson e muito em especial, as posturas de Virgínia Satir. Judy costuma dizer que as próprias emoções contêm a energia dos arquétipos e “à medida que emergem no corpo, acordam algo em nós mesmos”. Mas diz mais👇🏻
Nós somos energia e o corpo é um Sistema de Representação, não cria e organiza apenas as emoções, ele é sábio! Codifica, descodifica, aprende, tem memória e oferece-nos, através dos seus movimentos, tantas pistas na sua estrutura superficial, como a linguagem na sintaxe linguística, ou até nas perguntas do Meta Modelo. Quando nos permitimos associar aos nossos movimentos naturais, as posturas dos arquétipos, é o início de uma profunda e transformadora viagem (e é por isso que eles estão presentes tanto na certificação internacional PNL Practitioner em Parentalidade Generativa quanto na do PNL Master Practitioner – prestes a chegar a Portugal! Ambas certificações NLP University California.
E é através da dança entre luz e sombra de cada arquétipo que descobrimos dons únicos e os colocamos ao serviço de algo maior, em congruência e coerência.
A Dança do Dragão
Partilho agora os arquétipos descritos por Carol Pearson, utilizados na Dança do Dragão, co-criada por Judith DeLozier e Robert Dilts que nos auxiliam a identificar as etapas chaves do nosso desenvolvimento, da nossa viagem pessoal. O lado luz de cada posições arquétipas, determina os recursos e as soluções necessários às etapas de transição da nossa vida.
Os arquétipos de Carol Pearson
A investigação desenrola-se ao redor do arquétipo do dragão que representa algo importante, misterioso e potencialmente perigoso. Alguns dragões no caminho da nossa existência humana, estão relacionados com a nossa adolescência, uma mudança profissional, até com a menopausa, doença, perda, a morte ou qualquer outra transição essencial da nossa vida.
Cada arquétipo deve ser acolhido na totalidade e possui luz e sombra. Como dizia Gregory Bateson, tudo em si contém o seu oposto.
O INOCENTE
Vive num Eden ou na serenidade da vida, num cenário onde o dragão não existe e todas as necessidades são preenchidas numa atmosfera de amor. Para os inocentes, o mundo existe para a sua satisfação. É um estado natural na criança e é uma negação da realidade no adulto. Ainda há adultos que não assumiram responsabilidade pessoal e que acreditam que os seus pais, cônjuges, amigos e organizações onde trabalham deveriam contribuir para tornar a sua vida paradisíaca. O inocente não é um arquétipo heróico, já que nada nos é exigido no paraíso, é antes, um arquétipo pré-heróico.
O ÓRFÃO
Deve enfrentar a realidade da queda. Há uma procura incessante por segurança. O órfão receia ser explorado e abandonado. Idealista, nega a existência do dragão (a impotência) ou procura ter a certeza de que ele não o encontrará. A sensação de impotência dá-lhe um vivo desejo de voltar à inocência original. Sente-se vítima e obrigado a crescer num ambiente hostil sem ter força, nem capacidade. Procura uma hierarquia benevolente (proprietário, conselheiro espiritual…) que tomará conta de si. Não controla as suas emoções e estas são muitas vezes paralisantes. A evasão (adições, trabalho…) são as formas que encontra para enfrentar a condição humana. A cultura programa as suas necessidades. Está sempre à espera de validação externa. Sente-se pobre, procura um trabalho fácil. O seu caminho é sair da inocência e vencer a negação da realidade para saber que sofrimento, dor, escassez e morte fazem, inevitavelmente, parte da vida.
O MÁRTIR
Aprende a dar, em comprometer-se e acredita que tem que sacrificar-se em prol dos outros. Quer resolver o conflito entre a procura do bem (bondade, generosidade, responsabilidade) e a fuga do mal e os seus piores medos – o egoísmo e a exploração). Perseguido pelo dragão (o sofrimento), procura aliviá-lo sacrificando-se para salvar os outros. Oferece o seu sofrimento porque é transformador. As suas emoções são escondidas para não ferir os demais. Acredita que o trabalho deve ser duro e desagradável e ao serviço dos outros. Vê mais virtude na doação e na pobreza do que na recepção dos bens. O caminho do Mártir é ser capaz de cuidar dos outros, de oferecer em liberdade e sem medo.
O GUERREIRO
Aprende a lutar para defender-se e molda o mundo à sua imagem. É forte e influencia o mundo ao seu redor, evita a fraqueza, a ineficácia e a passividade. Quer alterar o seu ambiente para que este se adapte às suas necessidades e aos seus valores. Utiliza a força da disciplina, a vontade e a luta. Reivindica direitos, seus e dos outros. Enfrenta o dragão (o medo) para matá-lo. Corajoso, luta pelo que crê e pelo que quer, apesar dos riscos. Aprende com a competição o gosto pelo sucesso. Molda os outros para ter êxito. Domina ou restringe as suas emoções para ter mais domínio. Trabalha muito para ter êxito e enriquecer, sabendo usar o sistema a seu favor. O seu caminho é ter mais segurança, confiança, coragem e respeito por si e pelos outros.
O MENDIGO
Com a intenção de se reencontrar sozinho. O Mendigo procura a independência, a autonomia, uma vocação e teme o conformismo. Para fugir do dragão (a solidão) que se identifica, vai deixar uma situação opressiva e partir sozinho ao encontro do desconhecido. A vida é uma aventura no mundo e no interior dele mesmo. É anti-normas conformistas e é assim que forma a sua identidade. Sente-se um estrangeiro, gosta de explorar novas ideias, novos mapas, de agir sozinho e assumir só e estoicamente as suas emoções. Procura a sua vocação ou um trabalho individual. É auto-didata e está pronto a sacrificar dinheiro para manter a sua independência. O seu caminho é o de enfrentar o medo e escolher ser ele mesmo, descobrindo quem é e o que quer para realizar a sua vocação.
O MÁGICO
Aprende a mover-se com a energia do Universo. O mágico, também conhecido por Xaman, procura a autenticidade, o equilíbrio com as energias do Universo, e atrair o que tem necessidade de acordo com as leis da sincronicidade. Teme a falta de profundidade, a alienação dele e do outro, a falta de centro. O mundo externo é o reflexo do mundo interno. Aceita e integra o dragão (a sombra ou uma parte não desenvolvida) para o trazer à consciência e transformá-lo. Percebe a vida mais como um processo e excede a noção estática de bem e do mal. Aprende para seu prazer ou em grupo. Quer relações equitativas e aprecia a diferença. Autoriza-se a exprimir as suas emoções e utiliza as suas mensagens.
Trabalha de acordo com a sua verdadeira vocação, sente-se rico com pouco ou muito e sem acumular, confiando que as suas futuras necessidades serão satisfeitas. O seu caminho é o de viver a alegria, abundância, a fé, a fidelidade à sua sabedoria interna.
Cada arquétipo projecta o seu modelo do mundo sobre os outros e sobre o seu ambiente. Influenciados pela energia de um arquétipo específico, podemos tender a ter pena da crueldade dos outro, do seu conformismo, da sua fraqueza, do seu egoísmo ou da falta de profundidade. E é assim que nascem tantos conflitos. Para o Mártir, a independência do Mendigo assemelha-se frequentemente ao egoísmo ao qual ele tem horror. Já o Guerreiro pode parecer insensível ao Órfão. A forma de estar e ser do Mágico que acredita que qualquer acção é justificada quando é autêntica pode ser vista como inadaptabilidade.
Como lembrava Campbell “a mitologia diz-nos que aquilo que parece mais desafiante e no que tropeçamos é onde reside o nosso tesouro. . . . Onde parece mais desafiante é onde está o maior convite para descobrirmos poderes maiores e mais profundos em nós mesmos. E onde o poder de responder é bem-sucedido, surge uma nova amplificação da vida e da consciência.”