Ele está no centro da Parentalidade com PNL
Apesar da sua relevância, uma vez que ele está no centro da Parentalidade com PNL (e não só, já que é transversal a toda a toda vida), muito provavelmente só vais dar por si quando sentires a sua falta. Hoje, falo-te de um tema fulcral no meu livro: “Mães do Mundo” – A PNL ao serviço da educação com ética – o Rapport.
Para criares relações profundas, duradoras, para te conectares contigo e com o outro, é fundamental que te sintonizes com o Sistema de Representação * do próximo. Ele sentir-se-á compreendido e a relação poderá avançar para novos graus de partilha e de confiança. Desta forma estás a criar rapport.
Temos uma tendência natural para nos aproximarmos e gostarmos daqueles que se parecem mais connosco. Nos meus cursos, digo muitas vezes que: os opostos só se atraem da electricidade!
Quando existe uma relação de entrega, de confiança, de abertura, de disponibilidade, de harmonia, de cooperação, dizemos que estamos em rapport, existe empatia, dá-se uma sincronização. É por isso que ele está no centro da Parentalidade com PNL. Faz-se magia!
Mas há mais, uma das grandes descobertas da neurociência no último século, demonstrou que, para isso, colocamos em acção os neurónios espelho. Não é à toa que experimentamos o que o outro sente, mesmo à distância. Aqui, os neurónios espelho têm um papel crucial. Espelham o teu inconsciente e armazenam num banco de memórias que são evocadas quando precisas.
E podes escrever o que te digo:
“O rapport não se trata de ser interessante, trata-se de estar interessado! E o outro sente.”
Ele está no centro da Parentalidade com PNL e da tua vida. Experimenta agora:
Existem muitas formas de construirmos um rapport — com a prática, vais ver que é algo que farás instintivamente, com óptimos resultados. O que se segue não é um exercício de imitação, é antes de sincronização:
- Combina a tua respiração com a do teu filho (ou de outra pessoa com quem queiras estabelecer uma relação profunda). Assim, alinham a fisiologia.
- Combina os vossos movimentos corporais. O que é que isso quer dizer? Que, se ele estiver com as pernas cruzadas, tu fazes o mesmo. Se ele se inclinar para a frente, a mesma coisa e por aí adiante.
- Pisca os olhos ao mesmo tempo que ele. De novo, isso vai permitir que entrem em total sintonia.
- Responde ao teu filho utilizando as mesmas palavras que ele. Se ele usou palavras visuais (ver, olhar, etc.), então aplica-as também.
No início, pode parecer estranho, mas, acredita que desta forma vais construir um rapport mais rápido e mais profundo.
Este exercício, além de como já te disse ser muito eficaz, pode ainda ser bastante divertido!
Pondera o tom que usas para falar, os gestos, os toques, as pausas…
O objectivo da linguagem é o de estabelecer uma comunicação eficaz, por isso, quanto mais definida ela for, melhor será o resultado da tua comunicação.
Já agora, há quanto tempo não entras em rapport contigo?
* Sistema de Representação – Os diferentes canais através dos quais representamos a informação, usando para isso os nossos sentidos: visual, auditivo, cinestésico, olfactivo e gustativo (VACOG). São também a forma como nos exprimimos no mundo: tipo de linguagem, tonalidade e expressão corporal.