Educar com liberdade
Um dos modelos que inspirou a Programação NeuroLinguística (PNL) e por conseguinte a Parentalidade Generativa, foi o trabalho Virgínia Satir, a mãe da Terapia Familiar Sistémica, para quem a liberdade teve sempre um papel primordial tanto no processo individual, como no das famílias.
Lembras-te da Declaração da Auto-Estima, de Satir?
As famílias que preparam os filhos para a liberdade, estão a aceitar e a permitir que neles se manifeste a sua máxima grandeza. A liberdade constitutiva conduz à liberdade de escolha e ao assumir da responsabilidade pessoal.
Mas então é possível educar com liberdade e ter limites?
A resposta é SIM!
As investigações de Virgínia Satir conduziram à descoberta de que, quanto mais a experiência da criança é negada, quando chega à fase adulta, mais dificuldade ela vai ter em reconhecer e acolher as suas emoções e sentimentos. Logo, ao educar com os cinco passos de liberdade que esta terapeuta desenvolveu, estás a conectar-te contigo, a estabelecer e a comunicar os teus limites pessoais, a ser o exemplo para que o teu filho faça o mesmo. Acedes à parte somática, tão querida da PNL de terceira e quarta geração.
As cinco liberdades estão já comprovadas pela neurociência. Ao escolhê-las estás no caminho do amor incondicional. Garantes uma auto-estima em alta, uma comunicação autêntica, com verdade, vulnerabilidade e sem julgamentos para contigo e com os demais.
Convido-te a que as uses como afirmações diárias. Escolhe o melhor momento do dia (para ti), o local mais tranquilo e permite-te senti-las. Imprime-as nas tuas células, instala-as nos teus músculos e cria uma vida harmoniosa e em equilíbrio.
As Cinco Liberdades
- A liberdade de ver e ouvir o que se deseja em vez de ver e ouvir o que se deve.
- A liberdade de dizer e pensar o que se deseja em vez de dizer e pensar o que se pode.
- A liberdade de sentir e expressar o que se deseja em vez de sentir e expressar o que se permite.
- A liberdade de perguntar e informar-se sobre o que se deseja, em vez de perguntar e informar-se sobre o que se dispõe.
- A liberdade de decidir e assumir riscos em vez de decidir e assumir riscos que parecem seguros e próprios.
Fecha os olhos e imagina agora, a tua vida com liberdade. Imagina-te a educar com base nestes passos. Imagina a tua relação contigo e com os teus filhos, com os que te rodeiam.
Tu és o melhor modelo, os teus filhos, mais do que escutarem o que lhes dizes, modelam-te. Modelam como vives as respostas às perguntas que te colocam.
Experimenta praticar as liberdades que Virgínia Satir nos deixou em legado e que a Parentalidade Generativa adoptou. Observa o que se transforma.
Está tudo certo, está tudo bem.