O que te diz a Parentalidade com PNL & Generativa sobre estar a educar de forma certa ou errada
Quantas vezes ouviste dentro da tua cabeça, uma vozinha (uma parte de ti) a perguntar-se: “estou a educar de forma certa ou errada?” Se calhar ouviste essa voz vezes demais ou talvez não. Ouço esta pergunta por parte de tantas famílias, educares e professores. Eu mesma, há nove anos, antes de mergulhar no mundo da Parentalidade com PNL & Generativa, senti o mesmo e está tudo bem.
Quero dizer-te que, não existe a forma de educar certa ou errada! Existe a forma de educar que te faz sentido, que faz sentido à tua família. A forma de educar que assenta nas tuas intenções. Essa, será sempre a forma adequada. Fazes o melhor que podes e sabes a todo o momento.
Outra boa notícia é que, se estás a educar recorrendo a estratégias e práticas que não estão a funcionar, podes decidir fazer diferente e gerar novos resultados. E começa em ti! És modelado a cada instante, inconscientemente, pelo teu filho, aluno. Que te parece começares a ser o exemplo que queres ver no Mundo?
Experimenta perguntar-te:
“Como quero que o meu filho me recorde? Os meus netos? Os meus bisnetos?”
Esta é daquelas perguntas poderosas que podem colocar-te no caminho da tal “forma de educar certa”…
As crianças vão sempre, mas sempre recordar-se de como as fizeste sentir e nem sempre (mesmo muito poucas vezes) do que lhes disseste. E esta é também a parte generativa e incrível da educação.
- Como estás a comunicar?
- O que lhe estás a comunicar?”
Acredito que a educação falha quando mergulhas em técnicas, métodos, em ferramentas, em castigos. E acerta quando mergulhas na liberdade, em presença, conexão e amor incondicional. Em práticas conscientes, no teu dia-a-dia, no dia-a-dia da tua família. Quando a tua auto-estima está saudável, quando estás em rapport contigo.
Na Parentalidade com PNL & Generativa, no Coaching Generativo, exploramos um campo criativo, profundamente generativo, onde surgem práticas nunca antes experienciadas. A partir daí tudo se transforma. Investigamos necessidades, tuas e deles (as crianças), activamos e levamos recursos, desenhamos limites pessoais. Fazes escolhas conscientes que surgem quando colocas nos músculos o conhecimento, quando integras os três cérebros – cognitivo, cardíaco e entérico, quando alinhas as tuas intenções com os teus valores e as tuas crenças. É a mudança generativa, aquela que acredito tornar o Mundo num lugar onde todos os seres humanos querem pertencer, a mesma proposta da Conscious Systems, da IAGC, aquela que revelo neste pequeno vídeo:
Agora, que as férias chegaram, o que pode acontecer se na tua “check list” estiver:
- Presença
- Conexão
- Observação
- Escuta Activa
- Mente de Principiante
- Igual Valor
- Responsabilidade
- Autenticidade
Sabes o que acontece se deres como opção ao teu filho a PlayStation, a viagem àquele destino que tanto sonham e a tua presença autêntica?
Ele pode até escolher a PlayStation ou a viagem mas contigo!! O teu filho só quer a tua presença, procura a conexão.
Divirtam-se genuinamente!