Dicas para ensinar a prática da gratidão às crianças
gra·ti·dão
(latim gratitudo, -inis)
substantivo feminino
Sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, em relação ao autor. = RECONHECIMENTO
2. Qualidade do que é grato.
“gratidão”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (https://www.priberam.pt/dlpo/)
Sendo tu o primeiro modelo para o teu filho, podes escolher encorajá-lo neste hábito tão saudável e essencial à vida. Quanto mais gratidão praticares mais o teu filho a vai enraizar em si e ser, ele próprio, exemplo para os que o rodeiam.
«Gratidão gera gratidão»
1. Agradecer
O “obrigada/o” socialmente correcto não é um exercício de gratidão. Mostra ao teu filho como pode realmente agradecer a alguém, desde o coração, com verdadeiro sentimento de gratulação, com autenticidade. Quando alguém cozinha para ti, em vez de dizeres simplesmente: “Obrigada/o”, podes expressar-te assim: “Agradeço, de coração, a tua preciosa ajuda. Hoje cheguei a casa exausta e este teu gesto fez-me sentir amada, é tão bom, sinto-me muito melhor agora.” Ou, podes simplificar e dizer apenas: “Agradeço-te por teres cozinhado para mim, sinto-me tão especial.”.
“A expressão da gratidão é uma força poderosa.”
Deepak Chopra
2. Apreciação
Dependendo da idade do teu filho, podes apresentar-lhe esta proposta como um jogo diário. Partilhem entre vocês (família) um exemplo de algo pelo qual estejam gratos nesse dia. Podem aproveitar para o fazer quando saem da escola, a caminho de casa, ou antes de dormirem, por exemplo.
3. Voluntariado
Vivemos em sociedade, somos a sociedade. Encoraja o teu filho a partilhar brinquedos, livros, roupas, calçado… com os que menos têm. Ou podem dar asas à imaginação e juntos porem em marcha os vossos dotes culinários, cozinharem uma refeição ou fazerem um bolo e levarem aquele vizinho que vive sozinho, sem a companhia da família. Coloquem a vossa criatividade a todo o vapor e pratiquem empatia.
«A gratidão transforma»
4. A lista da gratidão
Pede ao teu filho que faça uma lista de coisas/ acontecimentos, deste ano que agora termina, e pelos quais está grato. Se ainda não consegue escrever, ajuda-o nessa tarefa ou podem desenhar juntos…
5. Atenção ao marketing
Quando o teu filho (e contigo é igual) está demasiado exposto a publicidades, começa a desenvolver o desejo de possuir bens materiais e perde a noção do que já tem, assim como a noção de gratidão em relação ao que já recebeu (e tantas vezes acumula no quarto). É-te ou não familiar? Basta que faças uma gestão consciente das campanhas de marketing a que tem acesso.