A conexão é possível
Acredito que o mais importante, na relação mãe – filho, é o nível de conexão – a que sinto de mim para comigo (enquanto mulher e mãe) e a que a criança sente comigo e posso dizer-te que cheguei à minha missão com a Parentalidade e Educação, precisamente porque, perante os inúmeros desafios da maternidade, um dia, olhei para o espelho e perguntei: “Rita, qual é a melhor forma de estabeleceres conexão com o teu filho (no meu caso filhas)?”.
Em breve, vou partilhar contigo todos os pormenores na Newsletter (que provavelmente já subscreveste e assim também descarregaste, gratuitamente, o teu Guia Da Parentalidade para Criares Crianças Felizes).
Foi em 2011 que comecei a aprofundar os meus estudos num novo paradigma educacional e foi também nessa altura que fiz a minha especialização em Parentalidade e Educação com PNL.
Na Holanda, no NTI/ NLP com a Andrea Wandel (uma autoridade na Alemanha, Holanda e Suiça em neuro-psicologia do desenvolvimento, neurociência, constelações sistémicas e autonomic body screening) investigamos e aprendemos a conectarmo-nos connosco, enquanto mulheres, enquanto mães, a acedermos à nossa autenticidade, a expormos a nossa vulnerabilidade, a abraçarmos a nossa vergonha, e muito mais.
Também na IAGC, a conexão está na base de todo o trabalho Generativo, tal e qual acontece nas práticas da Conscious Systems.
Conexão com autenticidade
Também já aqui falamos da importância das intenções e agora, falo-te de estratégias ou passos, como preferires chamar-lhes, para que reconheças a essência do teu filho, para que se conectem. Para que estabeleçam uma relação saudável e feliz, com autenticidade, respeito pela integridade dos dois e responsabilidade pessoal.
- Conecta-te contigo
- Activa os teus recursos
- Reconhece as emoções
- Autenticidade (lembra-te, os erros não existem, apenas feedback)
- Sente o que ressoa em ti, no teu filho
- Liberta-te dos (pre) conceitos instalados
- Escuta com o coração
- Sê sensível e empática
- Interessa-te genuinamente pelo teu filho
- Permite-te pisares terreno desconhecido
A qualidade da tua presença, a consciência da tua presença, no aqui, no agora é a diferença que faz a diferença na vossa conexão. O teu filho, o teu aluno, a criança com a qual te estás a relacionar é um ser humano, tal e qual como tu.
Sinto, cada vez mais, que quanto mais pratico o amor incondicional, maior a conexão, melhor a relação.
Convido-te a praticares estes passos, todos os dias, durante pelo menos uma semana. Procura integrá-los nas tuas interações diárias (com os teus filhos, alunos, contigo) e observa o que acontece.