O que te diz o Coaching Generativo sobre a criação
O poder da criação sempre acordou borboletas em mim, que adoro criar coisas novas, que (tantas vezes com uma dose de sã rebeldia à mistura) tendo a seguir novos caminhos, aos que já estão traçados, e curiosa como sou, assim que ouvi o Robert Dilts (co-criador do Trabalho Generativo) dizer que o Coaching Generativo é sobre criação, imagina o que me aconteceu? Foi uma espécie de ordem de comando, pois claro! E mergulhei a fundo no Coaching Generativo, ao ponto de o casar com a Parentalidade com PNL e a transformar também em Generativa. Se viste o vídeo que com o Robert te enviamos da UCSC, no Verão passado, sabes do que falo.
Tudo o que conhecemos e experimentamos é criado. E a nossa realidade é criada por nós. É por isso que, se não gostas da realidade em que vives, podes criar uma nova! É ou não maravilhoso?! Mas há mais, a criação acontece a todo o momento. Ah pois é. E se não estás consciente, se não estás presente, não podes controlar e sabes o que acontece? Chamas-lhe ‘destino’!
Importante parcela desta equação é o facto de que, tal como na música, não existem notas boas ou notas más. Existem notas e tu escolhes como conjuga-las, tu crias a tua pauta musical. E nisto tudo, existe uma Inteligência Estética (da qual te falarei noutra oportunidade).
Na Parentalidade com PNL & Generativa, tal como na Liderança Consciente, em todo o trabalho do Success Factor Modeling, o desafio é largar as amarras das realidades que herdamos, criando novas e conscientes realidades. Quantos de nós juramos que jamais seriamos como os nossos pais (falo daquelas partes que não gostávamos)? E quantos lá foram parar?! Ouch! É uma questão de oportunidade. Vivemos demasiado tempo dentro de realidades já existentes, dentro de caixas.
Coaching Generativo em acção
Eis que o Coaching Generativo entra em acção e nos diz que para alcançarmos esse espaço, onde emerge o diálogo connosco, é importante usar a criatividade e os opostos. Ambos existem e deliciam-se à mesa, a tomar chá. É a criatividade que cria o movimento entre ambos. Uma dança fluida.
Agora, convido-te a criares algo realmente novo, a ousares sair da caixa e a contemplares, sem julgamentos, o que acontece. A fazeres acontecer a Mudança Generativa no Mundo.
Estou mesmo curiosa para receber o teu feedback. Adoro as tuas partilhas e a tua presença. Por isso, se quiseres, podes descobrir muito mais acerca da forma de coaching mais poderosa que conheci até hoje, o Coaching Generativo, basta juntares-te ao curso de Práticas Generativas do Coaching, a acontecerem no Sabugal e em Lisboa.
Até lá, desejo-te incríveis criações!