Ciência demonstra que PNL pode mudar o mundo
Tem sido muito bonito e relevante, ver a ciência reconhecer o que a Programação Neurolinguística (PNL) demonstra há 40 anos, demonstrando que sim, a PNL pode mesmo mudar o mundo. Uma ciência que, graças à física quântica, tem vindo a fazer as pazes com a espiritualidade, também presente na PNL e claro, na Parentalidade com PNL & Generativa. E não, PNL não é ciência, já conversámos sobre isso.
Digo bonito porque, sobretudo a última década de publicações científicas, tem por base as práticas conscientes da PNL. Ou seja, sim, podemos todos transformar a forma como pensamos acerca de nós próprios, sobre como vivemos a relação com outro, com a Terra, sobre como escolhemos olhar para a nossa relação com o passado e com o futuro.
É delicioso escutar e ler cientistas de renome mundial, como Bruce Lipton e Gregg Braden, entre outros, que aplicam os princípios da PNL. Por exemplo, ao falarem-nos da nossa história pessoal. Todos temos uma. O que acontece quando a resignificamos?
“Se resignificares a tua história, mudas a tua vida!”
Como vivemos todos interconectados, porque somos natureza, se cerca de oito milhões de pessoas que habitam o Planeta, resignificarem a sua história pessoal, “mudamos, necessariamente, a história colectiva. Por outras palavras: mudamos o mundo!”, garantem os investigadores.
Sabemos, porque sentimos todos, de uma forma ou de outra, que os tempos que vivemos são marcados por instabilidade, medo, ansiedade, na verdade, caos. Estamos mergulhados num ciclo de mudança planetária. Para os que têm famílias, ainda que procurem uma mudança, entra-lhes diariamente, porta dentro, vestígios de uma educação que apesar de obsoleta permanece vigente. E esta é uma situação transversal a todos os continentes. Ora, vivendo uma vida a partir dos pressupostos da PNL, como te propõe a Parentalidade com PNL & Generativa, é possível activar todos os recursos internos para quebrar este padrão, com confiança e sem danos colaterais maiores. E o momento é agora!! A mudança é inevitável, a ciência garante que não é possível travá-la (e por um lado, ainda bem), logo, a opção pode ser a de escolheres, conscientemente, como vais viver essa mudança!
A ciência lembra-nos o mesmo que a PNL, ou seja, para que ocorra renovação num sistema, é imperativo chegar-se ao caos. Um padrão tem que destruir-se para dar lugar a um novo. É aliás, assim, que a natureza funciona e cria mudanças. Só desta forma é possível emergir uma nova ordem. Se observares com atenção, és capaz de verificar, que pouco a pouco, os sistemas que estão a vir abaixo, são aqueles que são insustentáveis.
A PNL também nos diz que mente e corpo são um só, são uma unidade cibernética. A ciência demonstra agora, que todas as experiências pelas quais passamos, boas ou menos boas, são recordadas em dois órgãos do nosso corpo, no cérebro (cognitivo) e no coração (cérebro cardíaco). É por isso que investires no teu auto-conhecimento é tão importante. Quanto melhor te conheceres, menos medo vais sentir da mudança. E mais, quanto melhor te conheceres, menos medo tens do teu infinito poder!
Tu és muito, mas muito mais do que imaginas ser!
Esta é para mim uma verdade, que sinto e vivo diariamente, desde que comecei a caminhar no meu desenvolvimento pessoal. Somos todos criadores, não somos vítimas. E não é um clichê, hoje, já te posso dizer com todas as letras, não é só PNL, é ciência!!
Uma vida que assenta no melhor que a PNL tem para te oferecer, em práticas generativas, recorre à harmonização, que cria coerência e alinhamento entre os neurónios do cérebro e os do coração. Cria também estados de resiliência e de curiosidade (sem julgamentos). E é tão simples. Estas práticas criam congruência que produz alinhamento entre o estado bioquímico e o estado biofísico. A sensação é de um enorme bem-estar e leveza. Sabemos que o alcançámos porque sentimos um estado que é absolutamente natural para nós. Por serem fundamentais para o nosso dia-a-dia, estão também presentes na Certificação Internacional PNL Practitioner em Parentalidade & Educação Generativa e no meu novo livro, quase, quase nas livrarias.
Esta nossa conversa vai continuar, este é só o primeiro capítulo. Por hoje, quero lembrar-te que somos o animal das crenças. Se acreditas que podes ser e fazer a diferença, podes mesmo. E, assim como criamos e acreditamos na NLP University, e a ciência demonstra agora, quando o fazes em comunidade é, não só mais rápido, como eficaz, com um alcance infinitamente maior.
Estamos juntos, por um mundo melhor!