Autenticidade em vez de perfeição, aqui e agora
Muitos de nós tendem a acreditar que devem ser perfeitos, acreditando que só assim conseguirão vencer na vida, que é essa a fórmula para serem aceites e amados… é por isso que a proposta que hoje te trago é esta: escolhe plantar na tua vida autenticidade em vez de perfeição, aqui e agora.
O meu dia-a-dia assenta em práticas que pretendo que sejam mais e mais conscientes e sistémicas. Práticas congruentes que me honram e que honram os que me rodeiam. Convido-te a experimentares algumas e a sentires o que se transforma na tua vida (independentemente da área em que as apliques).
Quando sentes que a escuridão te rodeia, que os ponteiros da tua bússola pararam, que está instalada a confusão, que a energia frisou ou foi sugada para um buraco negro – de olhos abertos ou de olhos fechados, como te sentires mais confortável – escolhe parar e respirar.
Vira os holofotes para dentro e observa atentamente o que vês. Acede às tuas intenções, ao amor incondicional.
Acolhe os sentimentos menos confortáveis com o mantra:
“É interessante;
Tenho a certeza que faz sentido;
Há aqui algo que se quer revelar, que pretende ser curado ou abraçado;
Bem-vindo.”
Cada momento contém em si o potencial de te abrir o coração, de te conectares contigo e com o outro. Cada momento comporta algo diferente e requer algo diferente de ti, que só tu tens e que só tu podes dar. Lembrando-te ainda, que é dando que se recebe.
Experimenta agora, olhar para ti e para a mesma situação, permanecendo sempre em atenção plena, sob este prisma:
Bondade em vez de crueldade;
Compreensão em vez de julgamento;
Aceitação em vez de rejeição;
Confiança em vez de desconfiança.
Na minha vida, são as minhas filhas que me inspiram a aprofundar o meu trabalho interior, a praticar cada vez mais facilmente, também a compaixão e o amor incondicional. É com elas que aprendo a desligar o piloto automático e a apreciar, sem julgamentos de valor, os mistérios da vida. No teu dia-a-dia encontrarás a tua fonte de inspiração, aquela que te faz sentido, que te fala ao coração.
Sabendo que a qualidade da tua presença em cada momento, determina as ligações que fazes, o grau de conexão e os resultados que obténs, podes aceder ao teu admirável recurso – autenticidade em vez de perfeição, aqui e agora.
Acredito mesmo que a autenticidade cresce quando a regas com escolhas conscientes e intencionais. Cada situação é única, acontece apenas uma vez, aqui e agora e sempre para ti. E já sabes, fazes sempre o melhor que podes e sabes em cada momento, com os recursos aos quais consegues aceder nesse instante, está sempre tudo certo, está sempre tudo bem.