Os 7 artigos preferidos dos pais que educam com PNL
2020 foi um ano desafiante e instável para todos sem excepção, no qual os pais, as famílias que querem vivenciar ou que até já praticam a Parentalidade com PNL & Generativa (PG) procuraram apoio também, em vários artigos publicados no Blog, ao longo deste atípico ano.
Perante uma pandemia global e com tudo o que esta trouxe à tona, com tamanha vulnerabilidade exposta, os pais foram enviando perguntas sobre os crescentes desafios que os assolavam e eu procurei responder através de artigos e vídeos, além dos habituais cursos e palestras.
Partilho a lista dos sete artigos mais lidos ao longo de 2020, de acordo com o Google Analytics:
1A saúde mental das crianças nunca esteve tão mal
Uma entrevista reveladora, a um dos homens que mais admiro profissionalmente, o Dr Daniel Siegel, o qual tive o privilégio de ter este ano, como professor.
2O que querem as crianças e o que querem os pais
Um artigo que propõe cortar as amarras da dor, através de acções transformadoras e concretas que geram mudança para todos.
3Qual a fórmula certa de educar
Será que existe uma fórmula de educar? E se a que hoje funciona, amanhã falhar? E se afinal, a fórmula for não ter fórmula?…
4O processo de mudança generativa na parentalidade
Será que é mesmo desafiante mudar? Quais são os maiores desafios que os pais enfrentam nesta mudança parental? E como se transcendem?…
5O conceito de parentalidade generativa
Como pode ser um manifesto à família? Quais são os pilares da Parentalidade Generativa? Como é que a PNL, ciência e espiritualidade cooperam na criação da PG?…
6Diferença é igual a beleza na Parentalidade Generativa
Um dos grandes contributos do co-criador da PNL, Frank Pucelik e da Meta (o primeiro nome da Programação Neurolinguística). Um artigo que nos fala de equidade e de direitos humanos!
7Dicas de Virgínia Satir que transformam as famílias em generativas
O grande contributo da mãe da terapia familiar sistémica para a PNL e sobretudo para os pais, para as famílias! Um artigo que nos desvenda o processo de mudança generativa nas famílias.
Resta-me agradecer a vossa companhia e confiança, também no decorrer deste ano. Aos que ficam, a certeza de que temos muito para explorar e co-criar em 2021! Aos que partem, os meus votos sinceros de que encontrem finalmente, o que tanto buscam. Lembro a todos que só mesmo o amor permanece em todo o processo. Só ele é capaz de abraçar toda a mudança que uma vida nos exige.
A todos, um venturoso 2021!
Com amor,
Rita